Policiais militares apreenderam um drone com lançador de drogas e celulares, além de duas porções de maconha, no Jardim Noroeste, em Campo Grande, na noite deste domingo (1º). O operador do aparelho não foi localizado.
Equipes de inteligência monitoravam as proximidades do Estabelecimento Penal de Segurança Máxima Jair Ferreira de Carvalho, a “Máxima”, quando avistaram um indivíduo carregando um objeto semelhante a um drone, nas imediações da Rua Jandaia.
Uma equipe ostensiva foi acionada para realizar a abordagem, mas o homem fugiu ao perceber a aproximação da viatura, deixando para trás um celular, o controle remoto de um dispositivo conhecido como “jumper” (utilizado para lançar pacotes com celulares e drogas em presídios), carregadores de celular e o drone.
O drone estava com os sinais luminosos cobertos com fita isolante, para dificultar sua detecção pelos agentes penitenciários. Também foram encontrados dois pacotes de maconha, totalizando 510 gramas, preparados para serem lançados dentro da unidade prisional, acondicionados com arame para esse fim. Essa prática criminosa, conhecida como “pombos” e “droneiros”, é comumente utilizada pelos presos.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac).