A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) abriu um IPM (Inquérito Policial Militar) para apurar a morte de um jovem de 23 anos ocorrida na cidade de Ribas do Rio Pardo no último sábado (2). O óbito ocorreu durante o confronto da vítima com uma equipe militar, que realizava diligências para apurar o assassinato de um rapaz de 22 anos, ocorrido horas antes.
Familiares do jovem estão acusando os policiais de terem agido com violência e o executarem em plena via pública, mesmo o sujeito tendo se entregado. A imagem de uma câmara de videomonitoramento mostra parte da abordagem do suspeito. É possível ver ele caindo ao solo, depois, um dos policiais se aproxima e interage. Em seguida, é algemado e levantado, sendo conduzido até a viatura.
Os familiares sustentam quem ele não tem envolvimento no assassinato do rapaz. Já a PM diz o contrário, e reforça que o suspeito não obedeceu à ordem de parada no momento da abordagem inicial, fugindo e sendo perseguido. Na ocasião, ele estava acompanhado de outra pessoa. Na fuga, ele colocou a mão na cintura e fez a menção de estar armado, momento em que foi atingido pelo tiro disparado por um dos militares.
“A Assessoria de Comunicação Social da PMMS informa que, na manhã de sábado (02), durante atendimento de ocorrência policial na cidade de Ribas do Rio Pardo, um 01 (um) indivíduo acabou sendo alvejado por disparo de arma de fogo, após ação policial. No local foi apreendido uma motocicleta e 01(um) revólver cal 22”, diz a nota da PMMS.
Segundo a investigação do caso, outro indivíduo envolvido no crime permanece foragido, embora também tenha se ferido durante a perseguição. O rapaz foi assassinado a golpes de faca em uma conveniência no posto de combustível. O local também tem imagens de câmeras de segurança e mostraram toda a dinâmica.
Nas cenas é possível ver que um grupo de jovens está interagindo quando um deles se aproxima da vítima e começa a golpeá-la. Os dois trocam socos e caem no chão, momento em que houve a facada. Pelo menos cinco pessoas testemunharam todo o desfecho. O jovem morto no confronto com a PM é visto ao lado do autor das facadas antes da briga.
Uma pessoa que viu a situação da vítima acionou o socorro, mas não foi possível salvá-la. O caso foi registrado como homicídio simples e segue sob investigação da Polícia Civil de Ribas do Rio Pardo.