Um policial aposentado paraguaio foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (21), em frente à sua residência no bairro Paso Hũ, distrito de Yby Yaú — a cerca de 101 quilômetros de Ponta Porã, na região de fronteira entre Brasil e Paraguai.
A vítima foi identificada como Tomás López, de 53 anos. Ele foi alvejado por diversos disparos enquanto estava dentro do próprio carro, um Toyota Allion, de cor perolada, por volta das 19h. Segundo informações do jornal paraguaio Última Hora, o autor do crime estava a pé e usava uma máscara de esqui para esconder o rosto.
Testemunhas relataram que o atirador se aproximou do veículo e efetuou vários disparos, supostamente com uma espingarda calibre 12. Tomás López morreu ainda no local, antes da chegada dos socorristas.
Após o ataque, o criminoso fugiu a pé. Até o momento, ele não foi identificado e nenhum veículo de apoio foi visto nas imediações, o que levanta a possibilidade de que o autor tenha agido sozinho.
Agentes do Departamento de Criminalística da Polícia Nacional e representantes do Ministério Público compareceram ao local para realizar os primeiros levantamentos. A perícia colheu evidências e iniciou os procedimentos para apurar as circunstâncias do crime.
A motivação do homicídio ainda é desconhecida, mas uma das principais linhas de investigação considera a hipótese de execução premeditada. O caso segue sob investigação das autoridades paraguaias.