A cidade de Ponta Porã decretou ‘Estado de Emergência’ na tarde desta sexta-feira (17) em virtude da forte chuva que atingiu a região entre a noite de ontem (16) e a madrugada seguinte. De acordo com a Defesa Civil Estadual, foram 289 milímetros, sendo que o esperado para todo o mês era de 160 milímetros.
O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município, em edição extra, e considera a ocorrência de diversos e significativos danos como consequência da vertiginosa mudança climática, notadamente à rede elétrica, árvores e estruturas residenciais e comerciais.
Além de alagamento e destelhamento de residências, destruição de aparelhos públicos, que ensejou, inclusive, a interdição de pontes e vias públicas, e o fechamento de diversos estabelecimentos empresariais.
De acordo com a assessoria de imprensa, a Secretaria de Assistência Social está visitando as áreas mais afetadas pelas chuvas, sobretudo moradias irregulares na beira de córregos, e prestando todo apoio às pessoas e famílias atingidas.
Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil trabalham juntas para reparar todos os danos. há relatos de casas inteiras destruídas pela força da enxurrada e também de um veículo que foi parar nas margens de um córrego.
Muitos perderam utensílios domésticos, colchões e móveis. “Se você quiser ajudar, procure o Posto de Coleta no Centro de convenções ou ligue para um dos telefones da assistência social que iremos providenciar o transporte”, cita a nota da Prefeitura.
Atividades suspensas no Parque dos Ervais
Ainda segundo informou a Prefeitura Municipal de Ponta Porã, todas as atividades culturais e esportivas marcadas para o feriado de carnaval no Parque dos Ervais foram suspensas.
A Coordenação do Evento, no entanto, avisou que os parques seguirão abertos, porém, sem a realizações das atrações como o Carna Kids, Eliminatória do Garota Verão e Aulão de Zumba. As novas datas serão anunciadas.
“A medida se faz necessária em razão do estado de emergência decretado pelo Município. A Prefeitura está adotando todas as medidas necessárias para solucionar os problemas causados pelas chuvas dos últimos dias. Na próxima segunda-feira, será feita uma reunião com os Secretários Municipais envolvidos na força tarefa”, cita a nota da Prefeitura.
Chuva intensas
A Prefeitura Municipal já colocou a equipe de trabalho nas ruas para a limpeza e avaliação dos estragos. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros chegaram a resgatar diversas famílias e até mesmo um carro foi arrastado pela força da enxurrada. Em uma rua, todo o asfalto foi arrancado e quebrado.
Os bairros mais atingidos pela chuva foram o Vila Áurea e o Estoril, onde passa o Rio São João Mirim, que chegou a transbordar alagando diversas casas e até mesmo promovendo o desmoronamento da cabeceira da ponte da Rua México. O local precisou ser interditado para o trânsito de veículo e não há previsão para a liberação.
Ainda segundo a Prefeitura, o excesso de água gerou estragos em vários pontos da cidade, especialmente nos bairros mais afastados do centro. Sobre isso, a solução definitiva do problema serão as redes de drenagem, que já começaram a ser implantadas na Linha Internacional de Fronteira com o Paraguai.
“As equipes da Secretaria de Obras, Defesa Civil e Assistência Social já estão mobilizadas e nas ruas para ajudar a população”, disse o prefeito de Ponta Porã, Eduardo Campos. Em uma postagem nas redes sociais, foram disponibilizados telefones para as famílias que precisam de algum tipo de ajuda.
Veja os locais com o trânsito interditado
Rua México
A Rua México, na altura da ponte sobre o córrego São João Mirim, (Bairro Estoril) está interditada para avaliação técnica e reparos dos estragos causados pelas fortes chuvas.
Rua Cajamanga: trânsito em meia pista
Por conta dos danos ao pavimento e por medida de segurança, o trânsito na Rua Cajamanga, na altura do córrego São Joao Mirim, está liberado apenas em meia pista.
Vila Planalto
A empresa responsável pela pavimentação do bairro está trabalhando para melhorar a trafegabilidade após a forte chuva. Todos envolvidos para reparar os estragos da chuva torrencial de 273 milímetros.
A Prefeitura Municipal de Ponta Porã realiza uma grande obra de infraestrutura, interligando a rede de captação de água nos pontos mais críticos. A obra está em realização e mesmo com as chuvas dos últimos dias, tem evoluído.
Cidade ainda está em alerta
A cidade continua sob o alerta de chuvas intensas até a manhã de sábado (18). Segundo o aviso emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperadas chuvas de 20 a 30 mm/h ou de até 50 mm/dia, acompanhada por ventos intensos de 40 a 60 km/h).
O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) indica que uma frente fria avança na região Centro-Oeste. A causa disso é o resultado de uma curvatura nos fortes ventos. A situação atinge os municípios do extremo sudoeste e sul do Estado. A instituição prevê que no sábado (18) terá a frente fria mais intensa de 2023.
Já no domingo (19) ocorre o retorno de umidade para o Estado, deixando o tempo instável com chuvas em praticamente todas as regiões. De forma geral, as temperaturas ficam mais amenas, devido à atuação da massa de ar pós-frontal.