Os 9.366 eleitores do município de Paranhos, localizado no interior de Mato Grosso do Sul, retornam às urnas neste domingo (6) para eleger o novo prefeito e vice-prefeito. A eleição suplementar foi determinada após a cassação do registro de candidatura do prefeito eleito em 2024, Heliomar Klabunde (MDB), devido a irregularidades nas contas de sua gestão anterior, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O pleito será realizado das 7h às 16h (horário local), com previsão de totalização dos votos até às 18h. No total, Paranhos conta com 30 seções eleitorais distribuídas em cinco locais de votação, conforme dados da 1ª Zona Eleitoral (1ª ZE).
A Justiça Eleitoral orienta os eleitores a consultarem previamente seus locais de votação por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título, evitando transtornos no dia do pleito.
Desde 1º de janeiro de 2025, o presidente da Câmara de Vereadores ocupa interinamente o cargo de prefeito, até que o novo chefe do Executivo municipal seja empossado.
Quem estão na disputa?
Na disputa, concorrem as seguintes chapas:
- Unidos Por Paranhos – formada pelos candidatos Hélio Acosta (PSDB) e Alfredo Soares (MDB)
- Federação Brasil da Esperança – formada pelos candidatos Jorge Ricardo Laurício (PT) e Doutor Vicente (PT)
O TRE-MS indeferiu a candidatura de Jorge Ricardo para prefeitura de Paranhos no dia 26 de março. No entanto o petista entrou com recurso a decisão atual da Justiça, que, segundo ele, errou ao impugnar a chapa única. Com isso, o candidato pode retornar ao pleito.