27.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 14 de novembro, 2024
spot_img

População de Ponta Porã dá exemplo e se mobiliza para ajudar famílias afetadas pela chuva histórica

A sociedade está se mobilizando e ajudando as mais de 40 famílias que foram afetadas pela forte chuva que atingiu a cidade de Ponta Porã entre a noite de quinta (16) e a manhã de sexta-feira (17).

Ao todo, foram registrados 289 milímetros no acumulado de acordo com os dados da Defesa Civil, o esperado para todo o mês era de 160 mm, sendo essa uma das chuvas mais volumosas já registradas pela cidade ao longo dos últimos anos.

Pelas redes sociais, a Prefeitura Municipal está pedindo por doações de móveis, eletrodomésticos, roupas e até alimentos não perecíveis para poder atender as familias que perderam praticamente tudo. Devido a força da enxurrada, várias casas foram destruídas ou ficaram completamente tomadas pela água.

As imagens divulgadas pela Secretaria de Assistência Social mostram a entrega de geladeira, colchão e roupas para as famílias assistidas. “A solideriedade é forte na nossa terra. As doações chegaram e a Assistência Social começa a atender as famílias que perderam móveis e utilidades domésticas durante a chuvarada”, cita a postagem.

A Prefeitura também reforçou que precisa de mais doações para atender a todos. Para isso, montou um ponto de coleta dentro do Centro de Convenções. “Para atender as famílias atingidas pela chuva, precisamos prioritariamente de móveis e roupas para crianças – novas ou usadas em bom estado. Se não puder levar, ligue que iremos buscar (67) 99645-8824”, informou.

População de Ponta Porã dá exemplo e se mobiliza para ajudar famílias afetadas pela chuva histórica
Ponte de coleta recebe doações de móveis, roupas e eletrodomésticos (Foto: Divulgação)

Decreto de Emergência vai ajudar na recuperação

Quanto aos serviços de reparos nos pontos mais afetados, a Prefeitura de Ponta Porã disse que as máquinas estão fazendo a limpeza e retirando os entulhos e já iniciando os repatos. Ainda ontem (17), foi decretada a ‘Situação de Emergência’ para faciliar a busca por recursos financeiros. O Governo do Estado também está auxiliando no processo.

Os bairros mais atingidos pela chuva foram o Vila Áurea e o Estoril, onde passa o Rio São João Mirim, que chegou a transbordar alagando diversas casas e até mesmo promovendo o desmoronamento da cabeceira da ponte da Rua México. O local precisou ser interditado para o trânsito de veículo e não há previsão para a liberação.

Evoluíram os trabalhos de recomposição de parte do aterro da ponte sobre o córrego São João Mirim afetado pela enxurrada. Tanto o setor de infraestrutura urbana, quando a área social estão trabalhando juntos com a saúde para atender as necessidades da população”, disse a Prefeitura.

Veja os locais com o trânsito interditado

Rua México

A Rua México, na altura da ponte sobre o córrego São João Mirim, (Bairro Estoril) está interditada para avaliação técnica e reparos dos estragos causados pelas fortes chuvas.

Rua Cajamanga: trânsito em meia pista

Por conta dos danos ao pavimento e por medida de segurança, o trânsito na Rua Cajamanga, na altura do córrego São Joao Mirim, está liberado apenas em meia pista.

Vila Planalto

A empresa responsável pela pavimentação do bairro está trabalhando para melhorar a trafegabilidade após a forte chuva. Todos envolvidos para reparar os estragos da chuva torrencial de 273 milímetros.

A Prefeitura Municipal de Ponta Porã realiza uma grande obra de infraestrutura, interligando a rede de captação de água nos pontos mais críticos. A obra está em realização e mesmo com as chuvas dos últimos dias, tem evoluído.

Fale com a Redação