O governador Reinaldo Azambuja tornou a prática de atividade física como essencial em Mato Grosso do Sul durante a pandemia. O chefe do Executivo estadual, que tem ‘uma palavra final’ para ratificar uma Lei aprovada na Assembleia Legislativa, aprovou ou sancionou nesta terça-feira (4), o Projeto de Lei votado e aprovado no Parlamento no inicio do mês passado. O texto foi publicado hoje, no DOE (Diário Oficial do Estado), onde assim as academias agora poderão também funcionar sem as restrições de fechamento.
Conforme texto da Lei assinada pelo governador, é descrito que a prática de atividades e exercícios físicos fica autorizada em estabelecimentos destinados para essa finalidade, assim como em espaços públicos. Contudo, a Legislação ressalta que as práticas deverão ser executadas seguindo as medidas de biossegurança e determinações de possíveis horários, quantia de clientes e fatos a surgirem nos municípios.
Assim, com essa alteração, publicada no DOE, academias poderão funcionar em caso de novas restrições mais rígidas, assim como supermercados, por exemplo.
O cuidado em academia ou grupos, mesmo que ao livre tem que continuar ou ser redobrado, pois um bem estar na atividade, pode se tornar um mal estar pela Covid 19.
Tranquilizante natural
Se todos se cuidarem, é ideal para manter a rotina da prática regular de atividade física, que pode oferecer também benefícios psicológicos, como promover a sensação de bem-estar.
Esse é um fator importante a ser observado, uma vez que a nova rotina proposta pela pandemia pode ser um fator estressante e gatilho para a ansiedade. Nesse sentido, manter a prática de atividade física ajudará no retorno das atividades de vida diária, após o período crítico de disseminação do novo Coronavírus. E as vantagens valem para crianças, adultos e idosos.
Aproveite também para convidar as pessoas que moram com você para sair do sofá. Assim, praticar atividade física pode se tornar um momento familiar de entretenimento e socialização. Dessa forma, a Coordenação-Geral de Promoção de Atividade Física e Ações Intersetoriais, do Ministério da Saúde, orienta que para cada faixa etária existe um tipo de prática adequada.
O que fazer em caso de suspeita de Coronavírus?
Mesmo que os sintomas sejam leves, suspenda imediatamente a prática das atividades físicas, é o que orienta Paula Sandreschi, da Coordenação-Geral de Promoção da Atividade Física e Ações Intersetoriais do Ministério da Saúde. Retome apenas após realizar possíveis exames e tratamentos ou quando não tiver mais sintomas. Para saber mais sobre indícios, tratamento, unidades de saúde próximas a sua casa e conferir notícias oficiais com foco no COVID-19, baixe gratuitamente o aplicativo Coronavírus – SUS.