Receita Federal recebeu até às 21 horas de ontem (29) um pouco mais de 28 milhões de declarações do IR 2020. São esperadas 32 milhões
Os contribuintes brasileiros que ainda não entregaram o Imposto de Renda 2020 têm apenas até às 23h59 desta terça-feira (30) para transmitir o documento para a base de dados da Receita Federal sem ficar sujeito ao pagamento de multa.
A Receita Federal afirma que recebeu 28.384.808 declarações até as 21h desta segunda-feira (29). A expectativa do Fisco é de que 32 milhões de contribuintes realizem a transmissão até o fim do prazo. Nos últimos anos, o volume de entrega tem superado às expectativas do Fisco.
Se perderem o prazo, os contribuintes estarão sujeitos, conforme as regras da Receita, ao pagamento de uma multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.
Inicialmente, o prazo para declarar o Imposto de Renda 2020 terminava em 30 de abril, mas o governo federal prorrogou o período por causa da pandemia do novo coronavírus.
A apresentação da declaração é obrigatória para todos os brasileiros que tiveram rendimentos tributáveis, tais como salários, aposentadoria e alugueis, superiores a R$ 28.559,70 ao longo de 2019.
Para os que deixaram a entrega para a última hora, contadores e auditores da Receita Federal orientam para a transmissão da declaração incompleta para evitar o pagamento da multa. A decisão, no entanto, requer o envio de uma retificação para incluir as pendências. A mesma recomendação vale a quem não conseguiu todos os documentos necessário para o preenchimento da declaração.