24.8 C
Campo Grande
sábado, 18 de janeiro, 2025
spot_img

Prazo para inscrição no Sisu 2024 termina terça (21); entenda como funciona o sistema de seleção

Candidato deve, além de preencher o questionário de perfil socioeconômico, selecionar a 1ª e a 2ª opção de cursos para os quais quer concorrer

Estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 têm até terça-feira (21), para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O processo permite o ingresso em cursos de graduação oferecidos por 124 instituições públicas de ensino superior.

O Sisu disponibilizou 4.880 vagas para graduação em Mato Grosso do Sul. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tem 1.725 vagas ofertadas no Sisu, para 125 cursos. Já a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) oferta 947 vagas pelo Sisu, em 37 cursos.

Na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) serão 1.288 vagas, distribuídas em 68 cursos de 14 cidades. O IFMS confirmou a oferta de 920 vagas abertas pelo Sisu, com ingresso no primeiro e segundo semestres de 2025, dependendo do curso. 

A seleção considera a média das notas obtidas nas cinco provas do Enem, respeitando o limite de vagas disponíveis e as modalidades de concorrência. Os candidatos devem indicar duas opções de curso, cuja ordem será considerada na seleção, além de preencher o perfil socioeconômico conforme os critérios da Lei de Cotas.

Inscrições e critérios

O processo de inscrição é gratuito e deve ser realizado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando login e senha do Gov.br. Para participar, o candidato não pode ter zerado a redação nem ter feito o Enem como treineiro, sendo necessário comprovar a conclusão do ensino médio.

A partir do segundo dia de inscrição, os candidatos poderão acessar o boletim e consultar as classificações parciais de suas escolhas de curso. O sistema também calculará diariamente as notas de corte para cada curso, permitindo ajustes nas opções até as 23h59 do último dia de inscrição.

Programa Pé-de-Meia Licenciaturas

Estudantes com média mínima de 650 pontos no Enem que se inscreverem para cursos presenciais de licenciatura podem ser beneficiados pelo programa Pé-de-Meia Licenciaturas. Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 1.050 até a conclusão do curso.

Reserva de vagas

Em conformidade com a Lei de Cotas, 50% das vagas são destinadas a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Desses, metade é reservada a candidatos com renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo por pessoa. As vagas também consideram critérios étnicos e de deficiência, conforme dados do Censo Demográfico de 2022.

Resultado e lista de espera

O resultado da chamada regular será divulgado em 26 de janeiro. Os aprovados devem realizar a matrícula entre 27 e 31 de janeiro, observando os requisitos e prazos das instituições. Os candidatos não selecionados podem manifestar interesse na lista de espera no mesmo período.

Mesmo com notas abaixo do esperado, é importante participar da seleção. Dados mostram que mais de 1 milhão de candidatos em 2024 alcançaram notas suficientes para 20% dos cursos oferecidos no ano anterior.

O Sisu, instituído em 2010, é a principal via de acesso a instituições públicas de ensino superior no Brasil, reunindo vagas de universidades e institutos federais.

Fale com a Redação