22.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 5 de fevereiro, 2025
spot_img

Prazo para o alistamento militar obrigatório termina em 30 de junho

Os jovens do sexo masculino que completam 18 anos este ano devem ficar atentos ao prazo final para o alistamento militar obrigatório, que encerra no dia 30 de junho. O Serviço Militar, além de capacitar para as Forças Armadas, é instrumento de afirmação da unidade nacional, por meio da formação do cidadão com espírito cívico, valores de solidariedade e justiça, princípios éticos e patriotismo. 

A incorporação de jovens representantes brasileiros, de todas as classes sociais, visa ao provimento de quadros para à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica.

O alistamento pode ser feito presencialmente na Junta de Serviço Militar do município, ou pelo site alistamento.eb.mil.br.

A Junta de Serviço Militar de Campo Grande fica na Rua Antônio Maria Coelho, 300, Vila Planalto. O horário de atendimento é das 7h30 às 15h30, de segunda à sexta. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3314-9917 ou via WhatsApp (67) 9 9808-4125.

Serviço Militar Obrigatório 

O serviço militar brasileiro se divide em três etapas – o alistamento, a seleção geral e a incorporação ou matrícula – que se sucedem ao longo do ano. Desde 2003, as fases do processo de recrutamento são comuns à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica e estão unificadas no âmbito do Ministério da Defesa. É por meio do alistamento que as três Forças dão início ao processo de incorporação de novos recrutas, possibilitando ao jovem a oportunidade de servir à Pátria. Com a formação de recursos humanos qualificados, as Forças Armadas garantem uma reserva para possível mobilização em caso de necessidade. A Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964, é o instrumento normativo da atividade.

Projeto Soldado Cidadão 

O Ministério da Defesa destina recursos orçamentários para que os jovens tenham acesso à qualificação social e profissional e possam ingressar no mercado de trabalho após o término do tempo de serviço militar. O Projeto Soldado Cidadão, em 18 anos, já beneficiou mais de 260 mil jovens. Os cursos oferecidos são em diversas áreas, como telecomunicações, eletricidade, automobilística, comércio e varejo, alimentação, construção civil, conservação e zeladoria, informática e ensino profissional marítimo. A seleção ocorre de acordo com as demandas dos mercados de trabalho regionais e a preferência dos jovens que participam do projeto.

Fale com a Redação