22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 25 de abril, 2025
spot_img

Prazo para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 acaba nesta sexta

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 têm até as 22h59 (horário de MS) desta sexta-feira (25), para solicitar a isenção da taxa de inscrição ou justificar ausência na edição de 2024. Para realizar o procedimento, os interessados devem acessar a Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br.

Caso o participante não lembre a senha da conta, a recuperação pode ser feita diretamente na plataforma, seguindo as orientações fornecidas. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) definiram os seguintes critérios para a isenção da taxa de inscrição:

  1. Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escolas públicas, no ano de 2025.
  2. Pessoas que concluíram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
  3. Indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
  4. Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.

Além disso, quem não compareceu aos dois dias do Enem 2024 precisa justificar a ausência para garantir a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2025. O resultado das solicitações de isenção será divulgado no dia 12 de maio. Caso o pedido seja negado, o período para recursos será de 12 a 16 de maio, com o resultado final dos recursos sendo publicado em 22 de maio.

Vale destacar que a aprovação da solicitação de isenção ou justificativa de ausência não garante a participação no exame. Os candidatos precisam realizar a inscrição posteriormente, também pela Página do Participante.

Cronograma do Enem 2025:

  • Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
  • Resultado das solicitações: 12 de maio
  • Período de recursos: 12 a 16 de maio
  • Resultado dos recursos: 22 de maio

O Enem, que já é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, é utilizado por instituições de ensino públicas e privadas para selecionar estudantes, além de servir como critério para o acesso a programas de financiamento e bolsas de estudo, como o FIES e o Prouni.

Fale com a Redação