Começou hoje (06) o período de inscrições para a pré-matrícula na Rede Municipal de Ensino (REME) de Dourados. O procedimento é para novos alunos e estudantes transferidos de outras unidades e deve ser realizado até o dia 17 deste mês.
Por determinação do prefeito Marçal Filho, a pré-matrícula poderá ser feita de forma online (clique aqui) ou também presencial nas escolas ou na Central de Matrícula, que funcionará no auditório da Prefeitura, na Rua Coronel Ponciano.
Para a inscrição é preciso ter a certidão de nascimento do aluno, cartão do SUS, CPF do responsável e o comprovante de residência. No ato da pré-matrícula o responsável deve escolher três opções de escolas ou Ceim.
Pelo cronograma divulgado, a designação da escola ou Centro de Educação Infantil (Ceim) será publicada no dia 19 de janeiro. Em seguida, os pais e responsáveis terão que realizar a confirmação da matrícula na unidade escolar, entre 20 e 23 de janeiro.
Quando o cadastro estiver pronto, o responsável pelo aluno receberá uma mensagem de texto com informação da inscrição realizada e, posteriormente, receberá outra mensagem sobre a designação da escola ou Ceim selecionado.
A inscrição de pré-matrícula no site da prefeitura poderá ser feita em qualquer dia e horário. Já de forma presencial na escola ou na Central, o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
Quem perder o prazo ou desejar trocar a escola para o qual foi designado poderá participar da segunda fase de inscrição entre os dias 20 a 24 de janeiro, com a designação no dia 26 e efetivação da matrícula de 27 a 30 de janeiro.
Com base nas informações de escolhas das escolas ou ceims, o sistema de informática designa o aluno para o local mais próximo da casa, conforme a disponibilidade de vaga. Na designação o sistema obedece ainda os seguintes critérios:
Ceims
– Crianças em situação de abandono ou risco social e/ou que são assistidas por portadores de doenças crônicas;
– Crianças de família de menor renda;
– Filhos de pais que exerçam atividade laboral que impeça um dos dois de ficar com a criança;
– Crianças que tenham irmãos estudando na mesma unidade;
– Filhos de doadores de sangue – nesse caso é necessário apresentar quatro comprovantes consecutivos de doação
Escolas municipais
– Crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica ou familiar;
– Aluno que tenha irmão estudando na mesma unidade;
– Filhos de doadores de sangue com quatro comprovantes consecutivos de doação;
A Secretaria de Educação mantém um canal de comunicação via WhatsApp através do telefone (67) 98163-0661. A Rede Municipal de Ensino de Dourados conta atualmente com 46 escolas e 39 Ciems que atendem mais de 34 mil alunos.