Os estragos deixados pelas chuvas dos últimos dias, em Campo Grande, deverão passar pela recuperação somente quando o tempo permitir, ou seja, quando o céu estiver limpo, o que deve ocorrer a partir da quinta-feira (03), segundo a previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS).
Em entrevista à imprensa, a prefeita Adriane Lopes (PP) comentou a situação e classificou como sendo impossível conter os impactos nesse momento. “Estamos com equipes de prontidão em toda a cidade, mas é impossível conter os impactos do clima diante dos avanços das mudanças climáticas no mundo”, disse.
Ainda na sua fala, ela frizou que a última noite foi difícil, com muita chuva em toda a cidade. “Ficamos até 1h da manhã percorrendo alguns bairros com a equipe da Defesa Civil e da Secretaria de Obras. No entanto, não há o que fazer agora. Temos que esperar a chuva passar para iniciar o plano de recuperação”.
A prefeita destacou que no final de semana choveu 88 mm e mais 50 mm na noite de ontem, sendo impossível manter a estrutura sem sofrer danos. “Há um plano de ação para a recuperação da cidade, que inclui operações tapa-buracos, recapeamento de vias e recuperação de áreas afetadas”, garantiu.
E voltou a dizer que não há como trabalhar com o solo encharcado. “Se o buraco estiver com água e o solo encharcado, iremos perder qualquer trabalho feito. A partir do momento em que tivermos estiagem, entraremos com frentes de trabalho nas sete regiões e nos dois distritos para recuperar a cidade”, finalizou.