25.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 23 de dezembro, 2024
spot_img

Prefeito de Pedro Juan Caballero está com o cérebro inchado e segue em estado crítico na UTI

Ainda é extremamente crítico o quadro clínico do prefeito de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo, de 53 anos, alvo de um atentado a tiros na última terça-feira (16), na fronteira com Ponta Porã. Em entrevista para a imprensa paraguaia, o dr. David Peña, chefe da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Viva Vida, onde o político está internado desde então, voltou a afirmar que somente um milagre pode salvar a vida dele.

“Está ruim na parte cerebral, o cérebro está muito inchado, foi colocado um cateter, amanhã vai fazer uma tomografia para analisar o cérebro mais de perto para ver as sequelas. A vida dele ainda está em risco”, disse o médico responsável pelo prefeito ao site local, Última Hora News, na tarde desta quinta-feira (19).

Ainda conforme informou o doutor, Acevedo está com os órgãos respondendo, apesar de sua condição. Ele começou a urinar e o coração exigiu menos drogas para manter a pressão. O médico explicou que, de acordo com a forma como passa a noite desta sexta-feira, uma tomografia deveá ser realizada para apontar a real condição de saúde e quais procedimentos poderão ser feitos daqui para frente.

David Peña ressaltou ao site que José Acevedo recebeu um total de sete tiros, todos com orifícios de saída. A sedação será retirada gradativamente para avaliar a parte do cérebro e ver as possíveis sequelas. “Não é que (a sedação) seja suspensa de vez em quando ele acorda, tudo tem um processo que devemos seguir e nosso medo é sempre que venha o pior”, disse.

Investigações

Embora a arma já tenha sido identificada
Embora a arma já tenha sido identificada, ela ainda não foi encontrada pelos investigadores. Foto: Captura de tela

 

De acordo com as atualização da investigação, a perícia apontou que os projéteis recolhidos na cena do crime são semelhantes ao de uma arma apreendida na posse do traficante Fernando Javier Lezcano, vulgo Gordo, e que foi assassinado em 2017. Na ocasião de sua prisão, o revólver estava com toda a documentação legal e foi entregue à esposa dele, Mirta Raquel López. Ela foi detida nesta quinta-feira para ser investigada sobre o que fez com a referida arma.

Ainda segundo as informações, esta mesma arma também foi usada em outro caso na cidade de Villarrica, onde a família de Papo Morales teria contratado guardas particulares para limpar uma propriedade ocupada. Embora a pistola calibre 9 milímetros tenha sido identificada, até o momento as autoridades não conseguiram encontrá-la.

Por sua vez, o comissário César Silguero, chefe de Investigações, disse que “há avanços importantes na investigação”. Ele destacou que com os resultados foi possível obter informações técnicas que fortalecem a investigação. “Temos avanços importantes, mas as investigações continuam. O detento está neste momento se declarando. O objetivo é chegar aos responsáveis ​​por este lamentável acontecimento”, garantiu ao site Última Hora.

O delegado disse que a mulher possui documentos que garantem que a arma era de propriedade do marido. “O acompanhamento das provas coletadas pode nos ajudar a identificar os responsáveis ​​pelo ato. Os vínculos dos detidos são analisados”, disse.

O atentado

O prefeito de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo, foi baleado em frente ao Palácio da Justiça, por pistoleiros que se aproximaram em lpena luz do dia e no meio da rua  Os responsáveis fugiram em um veículo com registro brasileiro e que no mesmo dia foi encontrado queimado no bairro Portera Ortiz.

No ano passado, sua sobrinha, filha do governador de Amambay, Haylee Carolina Acevedo, foi morta a tiros no contexto de uma suposta disputa entre traficantes da região.

Acevedo foi eleito em outubro do ano passado para mais quatro anos de governo. Esse é o quarto mandato consecutivo dele frente a cidade que faz fronteira seca com o Brasil. 

Fale com a Redação