22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 25 de abril, 2025
spot_img

Prefeitura abre sala de situação e elabora Plano de Contingência após estragos da chuva

Uma sala de situação foi aberta pela Prefeitura de Campo Grande para acompanhar o ciclo da chuva dos próximos dias e monitorar ações de reparos na cidade. Na quinta-feira (24), o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) registrou volume 88 milímetros de chuva, com 328 notificações de quedas de galhos ou árvores em diversas regiões.

O resultado desta água toda foi visto em vídeos compartilhados nas redes sociais, com ruas e avenidas alagadas. Agora, o Município trabalha em um Plano de Contingência, elaborado pela Defesa Civil em conjunto com as demais secretarias da Prefeitura, para proteger a população e mitigar os efeitos das chuvas intensas.

Prefeitura abre sala de situação e elabora Plano de Contingência após estragos da chuva
Foto: PMCG

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (25), a prefeita Adriane Lopes (PP) disse que a equipe está trabalhando da maneira que pode. “Sabemos que esse é um período crítico, com solo encharcado e possibilidade de novos alagamentos, então cada decisão que tomamos agora pode evitar problemas maiores”.

Ela ainda citou que a prioridade é garantir o ir e vir da população com intervenções emergenciais nas vias danificadas pelas chuvas. “As equipes, entre servidores da Defesa Civil, Sisep e terceirizados – estão de prontidão para atuar nas ações emergenciais e na manutenção da cidade, inclusive durante o fim de semana”, afirmou.

Em caso de problemas com a chuva, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou pela Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 156. As ações seguem até o fim do período chuvoso, com novas medidas sendo avaliadas conforme o cenário nos próximos dias.

Ações emergenciais

Prefeitura abre sala de situação e elabora Plano de Contingência após estragos da chuva
Foto: PMCG

Na Avenida Ernesto Geisel, as equipes atuam na recomposição da parede de concreto que margeia o Córrego Segredo, em frente ao Centro de Belas Artes e ao Hospital Alfredo Abrão, estrutura que desabou durante a tempestade. Na Rua da Divisão, o serviço de contenção da erosão também continua. A chuva comprometeu a tubulação da via.

Na Avenida Filinto Müller, em frente ao Lago do Amor, está em andamento a obra de recomposição do aterro e da calçada, danificados pelo temporal do último dia 18 de março. As intervenções realizadas até o momento não sofreram novos danos e os trabalhos seguem normalmente.

Na região da Chácara dos Poderes, onde a estrada SE-1 precisou ser interditada, já foi sinalizado e equipes da Sisep trabalham para garantir a trafegabilidade nas vias alternativas que conectam o Anel Rodoviário (BR-163) à Chácara dos Poderes. As rotas utilizadas são as estradas NE-1, EW-2, NS-5 e EW-7.

Prefeitura abre sala de situação e elabora Plano de Contingência após estragos da chuva
Foto: PMCG

As equipes também atuam na remoção de árvores. Somente no bairro Vida Nova, cerca de 10 árvores caíram. Entre os pontos atendidos estão: Rua Venâncio Aires (nº 1253), Rua Pindaré (nº 950), Rua José Carlos Medina (entre os números 1019 e 1160), em frente à USF Jockey Clube, além das ruas Marques de Herval e Leonardo Nunes.

Outra frente de trabalho se concentra na limpeza das vias que ficaram cobertas por galhos, entulho, pedras e terra. A região do Alto do São Francisco foi uma das mais afetadas, especialmente a Rua Três Marias. Na rotatória da Avenida Rachid Neder com a Avenida Ernesto Geisel foi realizada a limpeza e desobstrução do canal do Córrego Segredo.

Fale com a Redação