Nesta terça-feira (1), a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS), inaugura o novo prédio do 3º Conselho Tutelar Centro, localizado na Rua Euclides da Cunha. A unidade foi totalmente revitalizada para garantir maior acessibilidade e acolhimento humanizado à população que busca os serviços oferecidos, marcando um importante passo na melhoria do atendimento à criança e ao adolescente no município.
O novo espaço conta com nove salas, das quais cinco serão destinadas ao trabalho dos conselheiros tutelares. Além disso, a estrutura inclui recepção, salas para a equipe administrativa e técnica, copa, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, e a instalação de novos aparelhos de ar-condicionado. A reforma também contemplou portas, janelas, pisos e a substituição de móveis, oferecendo um ambiente mais moderno e funcional.
A mudança para o novo prédio foi uma necessidade, uma vez que a unidade anterior não atendia mais às demandas de espaço e funcionalidade para os servidores e o público. A revitalização e ampliação do local visam aprimorar os atendimentos, garantindo um serviço mais eficiente e humanizado.
O Conselho Tutelar Centro abrange uma extensa área, incluindo os bairros Amambai, Bela Vista, Cabreúva, Carvalho, Centro, Cruzeiro, Glória, Itanhangá, Jardim dos Estados, Monte Líbano, Planalto, São Bento e São Francisco. A unidade é responsável por atender cerca de 15 mil crianças e adolescentes residentes nessa região.
Em 2024, a Rede de Assistência Social de Campo Grande recebeu um importante reforço no atendimento à proteção de crianças que sofrem violações de direitos, com a criação do 8º Conselho Tutelar (Região Imbirussu), do 6º Conselho Tutelar (Anhanduizinho) e do 7º Conselho Tutelar (Prosa). Essas unidades, implantadas em parceria com o poder Judiciário, atendem a uma população média de 360 mil pessoas, abrangendo 23 bairros e o Distrito de Anhanduí, ampliando a capacidade de atendimento e fortalecendo a proteção infantojuvenil no município.