24.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de novembro, 2024
spot_img

Prefeitura e Defensoria Pública levam Van dos Direitos para o Centro POP nesta sexta-feira

Uma parceria entre a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), e a Defensoria Pública do Estado vai levar o Projeto “Van dos Direitos” à população em situação de rua no Centro POP nesta sexta-feira (10), das 8h ao meio-dia. O objetivo do evento é proporcionar suporte e assistência integral às pessoas em situação de rua, visando melhorar a qualidade de vida e reintegrá-las à sociedade.

“Esta iniciativa é fruto de uma colaboração entre diversas instituições comprometidas em fazer a diferença na vida daqueles que mais necessitam. Será uma oportunidade para impactar positivamente a vida desses cidadãos e fortalecer nosso compromisso com a responsabilidade social”, afirmou a gerente do Serviço de Proteção Especial de Média Complexidade da SAS, Mayza Reis.

Ela também destacou que as equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), durante as abordagens, estão divulgando a ação e convidando a população em situação de rua para participar do evento.

A meta é atender entre 200 e 250 pessoas, o dobro do atendimento diário da unidade, uma vez que vários usuários passaram por triagem no Centro POP desde o início da semana para receber o atendimento na van, que é equipada com ar-condicionado, computador, impressora, mesa para conciliação e gerador.

A ação também contará com a participação da Funsat, Funtrab, Consultório na Rua, Defensoria Pública da União, INSS, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Empresa Municipal de Habitação (Emha), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e demais parceiros que oferecerão oportunidades de trabalho, corte de cabelo, informações e serviços da rede pública.

A superintendente do Serviço de Proteção Especial da SAS, Tereza Cristina Miglioli Bauermeister, enfatiza que a parceria reforça o compromisso da Prefeitura em realizar ações que garantam a promoção, defesa e proteção dos direitos humanos das pessoas vulneráveis. “Será um mutirão de atendimento, fundamental para quem busca oportunidades, fazer os documentos pessoais e, principalmente, resgatar a autoestima”, disse.

Atendimento:

O Centro POP é um ponto de apoio para as pessoas em situação de rua, onde elas podem realizar sua higiene pessoal, receber três refeições por dia, atendimento psicossocial e jurídico, emissão de documentação e encaminhamento para comunidades terapêuticas e unidades de acolhimento institucionais, além de orientações e direcionamentos para outros serviços da rede pública, como saúde e trabalho.

Ao aceitar o acolhimento em uma das unidades da SAS, o usuário é encaminhado ao Centro POP por meio das equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas). No local, os técnicos realizam uma triagem e efetuam o encaminhamento. Entre janeiro e outubro, foram realizados mais de dez mil atendimentos a pessoas em situação de rua nas quatro unidades que compõem a Rede de Assistência Social do município, destinadas ao acolhimento e atendimento dessa população. Só no Centro POP, foram mais de seis mil atendimentos.

O Centro POP está localizado na Rua Joel Dibo, 255, Centro

Fonte: Ascom PMCG

Fale com a Redação