A Prefeitura de Campo Grande impulsionou e inspirou lideranças femininas da Capital durante um encontro no Parque Tecnológico e de Inovação de Campo Grande (Parktec CG). O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Gestão em parceria com a Escola de Gestão Municipal, aconteceu na tarde desta quarta-feira (27), com palestras diversas e diálogos entre profissionais.
O encontro, em alusão ao Mês da Mulher, reuniu mais de 65 servidoras públicas de Campo Grande. As mulheres participaram de diálogos e trocaram experiências sobre liderança feminina, além de receberem inspirações para novos projetos e apoio quanto à prática da confiança para melhores resultados. As palestras tiveram como foco desenvolver habilidades e trocas de experiências sobre a superação de obstáculos e desafios.
Uma das palestrantes, Micaelle Waqued, Coordenadora Jovem da BPW Brasil, destacou que o objetivo maior era transmitir às participantes a jornada do empreendedorismo, seus desafios e dificuldades.
“Vamos falar sobre esse cenário e como é empreender nessa luta diária da mulher para se inserir no mercado e fazer a diferença, trazendo novidades e muito mais. Eu sou um exemplo disso, e hoje estou muito feliz e realizada. Quero mostrar a todas elas que é possível vencer, mesmo sendo difícil no começo, com persistência, dedicação e disciplina a gente consegue”, destaca Micaelle.
Ela que atualmente possui duas empresas na área da alimentação e uma terceira empresa na área da tecnologia, onde é sócia.
A conversa foi tão produtiva que a professora da Rede Municipal, Damares Gomes de Oliveira, destacou que surgiram ideias de possíveis negócios durante o evento.
“A palestra foi muito esclarecedora, deu para extrair das falas das palestrantes diversas ideias, que contribuem. Despertou alguns pontos que eu já havia sentido e pensado que poderia fazer melhor e, ao mesmo tempo, outras ideias já surgiram. Então, todo esse conhecimento é válido e sem dúvida alguma, ninguém sai vazio daqui. No meu caso, tive várias ideias a partir das falas, então senti muito a sensação de estar feliz por participar”.
Servidora da Funsat há quatro anos, Andreia Carvalho afirma que participar do evento foi sensacional, pois mostrou que tudo é possível com esforço.
“Elas apresentaram várias oportunidades que tiveram na vida, com muitas lutas e batalhas. Então, acredito que nós, mulheres, precisamos estar mais unidas para poder garantir nossos direitos e deveres com a sociedade. Aprendi bastante e me marcou a fala de que não podemos desistir daquilo que almejamos”.
Synara Aparecida Olendzki Broch, professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), pontuou que o evento foi inspirador.
“Independentemente da etapa profissional em que a pessoa se encontre, sempre é possível aprender com outras mulheres. Acredito que foi uma proposta bastante proveitosa. Alcançou o objetivo que se propôs. Houve uma diversidade de assuntos, muita participação, e creio que o objetivo colocado em prática foi alcançado. Legal”.
O gerente do Parktec, Deivid Machado, destacou que o espaço do ParkTec CG todo foi desenvolvido para que empresas, centros de pesquisa, universidades e outras instituições possam se reunir e promover desenvolvimento tecnológico e inovação. O encontro proposto pela Seges é um exemplo de promoção de conhecimento à população.
“Eventos como esse são essenciais, principalmente porque as mulheres de nossa cidade sempre estão em destaque e são o eixo da sociedade. Temos gestoras exemplares e empreendedoras excepcionais. E esse destaque é de suma importância, afinal, o Parktec é um espaço para o aprendizado e para a capacitação de empreendedores”.
Durante o evento as mulheres contaram com a presença das palestrantes: Amanda Balsan – SEBRAE, Andréia Souza – especialista em inteligência emocional, Ariele Rezende – The House Engenharia, Larissa Lugo – Farmacêutica; Dayse Metello – nutricionista e Micaelle Waqued – Coordenadora Jovem da BPW Brasil.