33.8 C
Campo Grande
terça-feira, 7 de janeiro, 2025
spot_img

Prefeitura realiza ação de bloqueio contra a raiva na região urbana do Bandeira

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizará uma ação de bloqueio contra o vírus da raiva nesta sexta-feira (20), nos bairros da região urbana do Bandeira. A medida inclui a vacinação de cães e gatos, além de ações de conscientização com os moradores, e visa prevenir a disseminação da doença após a confirmação de mais um caso de morcego com raiva na cidade, o sexto de 2024.

O novo caso foi identificado em um morcego encontrado dentro de uma residência no condomínio Damha, no dia 15 de dezembro. Após a coleta do animal pelo CCZ e exames laboratoriais, foi confirmada a presença do vírus da raiva. A partir dessa confirmação, a prefeitura iniciou o bloqueio, que engloba a vacinação dos animais da região e a orientação sobre como evitar o contato com morcegos, principais responsáveis pela transmissão do vírus.

A Sesau alertou, em nota à imprensa, sobre a importância de se evitar o contato com morcegos, seja vivos ou mortos. Caso um morcego seja encontrado dentro de casa ou em áreas externas, a orientação é isolar o animal com um recipiente e acionar imediatamente o CCZ para o recolhimento. A pasta também recomendou que crianças e animais de estimação não se aproximem do animal encontrado.

Desde o início do ano, o CCZ já recolheu 541 morcegos, sendo que seis deles testaram positivo para raiva. Em caso de mordida, arranhão ou contato com a saliva de um morcego, a pessoa deve lavar o ferimento com água e sabão e procurar imediatamente uma unidade de saúde para iniciar o protocolo de vacinação antirrábica. Da mesma forma, se um animal de estimação entrar em contato com um morcego, deve ser levado ao CCZ para avaliação.

A raiva é uma doença viral grave e quase sempre fatal, transmitida pela saliva de animais infectados, como morcegos, por meio de mordidas, arranhões ou contato com mucosas. Todos os mamíferos podem ser transmissores do vírus, por isso é fundamental manter a vacinação anual de cães e gatos, mesmo aqueles que vivem dentro de casa.

Fale com a Redação