24.8 C
Campo Grande
sábado, 22 de fevereiro, 2025
spot_img

Prefeitura remove 38 caminhões de lixos jogados só no Jd das Hortênsias

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) tem intensificado os trabalhos de limpeza em áreas onde ocorrem o descarte irregular de resíduos e nas vias pavimentadas de Campo Grande. As equipes também trabalham removendo o material acumulado pelas enxurradas. Nesta semana, as equipes atuaram no Jardim das Hortênsias, onde recolheram galhos de árvores, restos de material de construção, móveis descartados e até lixo doméstico.

Somente na quinta-feira (20), antes da chuva que começou no meio da tarde, foram retirados 38 caminhões de resíduos, sendo oito deles carregados somente com lixo doméstico. A grande quantidade de material recolhido reforça a necessidade de conscientização da população sobre o descarte correto.

O bairro é atendido pelo serviço de coleta de lixo três vezes por semana, o que torna injustificável o despejo irregular de resíduos em espaços públicos.

Prefeitura remove 38 caminhões de lixos jogados só no Jd das Hortênsias

Há tempos, um terreno localizado nos fundos da EMEI Michele Regina Locatelli, no quadrilátero formado pelas ruas Prímula, Tumbergia, Gerbera e Avenida Engenheiro Lutero Lopes, tem se transformado em um verdadeiro lixão. Em 2023, a Sisep realizou sete operações de limpeza no local, retirando entre 70 e 90 caminhões de resíduos a cada ação.

A situação no Jardim das Hortênsias reflete um problema recorrente na cidade. Estima-se que existam aproximadamente 400 pontos de descarte irregular em Campo Grande. Somente na Avenida Ernesto Geisel, às margens do córrego Anhanduí, a limpeza foi realizada nove vezes no ano passado. Já na Praça dos Imigrantes, as equipes atuaram cinco vezes nos últimos meses, sendo a última intervenção realizada no final de janeiro.

Prefeitura remove 38 caminhões de lixos jogados só no Jd das Hortênsias

O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli, reforçou a importância da conscientização da população sobre o descarte correto de resíduos.”Espero que a situação melhore, que as pessoas entendam que não pode ser dessa forma. Existem leis e formas adequadas para descartar o lixo, e não simplesmente jogá-lo no primeiro ponto que encontram. O descarte precisa ser feito de maneira regular e correta”, destacou Miglioli.

Além da remoção de resíduos em áreas de descarte irregular, a Sisep também tem reforçado a limpeza das vias pavimentadas que foram cobertas por terra, areia e pedras trazidas pelas enxurradas. O alto volume de chuva em curtos períodos tem causado quedas de árvores, alagamentos e acúmulo de detritos em ruas e avenidas.

Na quinta e sexta-feira (20 e 21), as equipes concentraram esforços na remoção de árvores caídas durante as chuvas. Somente na sexta-feira, a Sisep atendeu pelo menos 30 pontos da cidade onde houve quedas de árvores ou galhos que obstruíram vias públicas.

Além disso, a prefeitura mantém equipes atuando na manutenção das vias não pavimentadas, garantindo melhores condições de tráfego e minimizando os impactos causados pelas chuvas intensas.

Prefeitura remove 38 caminhões de lixos jogados só no Jd das Hortênsias

A administração municipal reforça o pedido para que a população colabore, descartando resíduos de forma adequada e respeitando as normas ambientais, contribuindo assim para a limpeza e conservação da cidade.

Fale com a Redação