24.8 C
Campo Grande
terça-feira, 1 de abril, 2025
spot_img

Presença de Eduardo Riedel em encontro com mães solos é elogiada: “a gente se sente importante!”, disseram

Beneficiárias do Programa Mais Social, do Governo do Estado, estiveram reunidas com o governador Eduardo Riedel (PSDB) na manhã desta segunda-feira (31) para conhecerem melhor o Programa de Apoio à Mãe Trabalhadora e Chefe de Família – Criança na Creche. Na oportunidade, as mulheres, todas mães solos, puderam dar sugestões e compartilhar experiências de suas vidas.

Para o chefe do Executivo Estadual, o bate-papo foi bom para receber demandas e aperfeiçoar os programas assistencialistas. “Cada uma tem uma história, uma dificuldade. Saio daqui hoje grato por ter a oportunidade de ouvir vocês, escutar as angústias. A gente tem que ter um olhar especial para todos os sul-mato-grossenses”, afirmou Eduardo Riedel.

Ao todo, 21 mães participaram do encontro, na sede do Mais Social. Todas têm filhos menores de quatro anos e não conseguem vaga nas creches públicas, tendo que pagar pelo serviço de babá e escolas particulares. “Recebo o Mais Social e agora tenho a oportunidade de arrumar a creche para o neném. Estou muito feliz com essa proposta”, disse Michele Matias de Sena, mãe de Mariana (11 anos), Derek (7) e Gael (2).

Na avaliação dela, o novo programa vai dar tranquilidade para poder trabalhar enquanto o Gael fica na creche. “Vai ajudar muito a gente, de saber que os filhos estão seguros, que estão ali, que estão bem. Vamos poder trabalhar e ficar o mais confortável possível, né? Pra ter um pouco de paz, sair de casa e falar ‘mas meu filho tá bem, tá com fulano, tá bem certinho, tá guardadinho’. Isso trouxe muita segurança pra gente”.

A presença do governador no encontro foi elogiada. “Achei muito importante ele [governador] querer dar atenção e ouvir as mães. A gente se sente importante de saber que ele quer a nossa opinião sobre os benefícios que vai criar e que estão aí em pauta”, ponderou a assistida Jegrieli Maciel Godoi Tavares, que tem quatro filhos menores de idade.

Ainda na sua fala, ela citou que gostou do fato da mãe ter voz e falar da necessidade do filho ter uma creche. “Eu achei interessante também que eles falaram sobre o benefício para a mãe se qualificar. Não estamos atrás só de benefício. A gente quer, sim, poder se qualificar, se profissionalizar, e um dia poder falar assim: ‘eu não preciso mais de benefício, vou deixar para quem quer’”.

O programa

No Programa de Apoio à Mãe Trabalhadora e Chefe de Família, mães que já recebem o Mais Social terão mais R$ 600,00 por criança com idade entre zero a 3 anos e 11 meses e 29 dias, desde que a mãe esteja em uma situação de vulnerabilidade e tenha condições de comprovar vínculo empregatício ou suas ressalvas.

Para as mulheres que estiverem também frequentando algum curso de educação, seja regular ou educação de jovens e adultos, haverá um adicional de 50% sobre o valor do benefício, ou seja, mais R$ 300,00.

Se a criança deixar de frequentar o estabelecimento de ensino comprometerá a concessão do benefício. O benefício só pode ser cumulado com o BPC e o Mais Social. Para se inscrever, é preciso procurar a sede do Mais Social.

Fale com a Redação