Reconhecimento destaca a irmã Silvia Vecellio na atuação na defesa dos direitos dos idosos
A Irmã Silvia Vecellio, presidente de honra do Hospital São Julião, em Campo Grande, está entre as cinco personalidades brasileiras agraciadas com o ‘Prêmio Zilda Arns’ 2024, conferido pela Câmara dos Deputados. A indicação foi do deputado federal Geraldo Resende (PSDB).
A premiação, uma das mais importantes no campo dos direitos humanos, reconhece pessoas e instituições que contribuíram na defesa dos direitos das pessoas idosas.
Em postagem nas redes sociais, o Hospital São Julião, disse que “é com alegria que vemos Ir. Silvia Vecellio, entre as cinco personalidades brasileiras agraciadas com o Prêmio Zilda Arns, conferido pela Câmara dos Deputados. A indicação foi do deputado federal Geraldo Resende e Ir. Silvia concorreu com personalidades de todo o país que se destacam por obras sociais, em especial, aos cuidados com os idosos. Ir. Silvia, 92 anos, é presidente de honra do Hospital São Julião e esse prêmio enaltece o cuidado que ela teve para com os hansenianos, amparando a todos. O último a permanecer no São Julião faleceu com 106 anos”.
Além de Irmã Silvia, serão homenageados a Associação Assunção (GO), Associação Beneficente Cristã Casa de Maria (MG, Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (RJ) e Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) (UERJ).
O prêmio leva o nome de Zilda Arns Neumann, médica pediatra e sanitarista que dedicou sua vida a causas humanitárias e fundou a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa. Seu trabalho visava proteger as populações vulneráveis contra a mortalidade infantil, desnutrição e violência.
O presidente do Hospital São Julião, Carlos Melke, expressou sua alegria com o reconhecimento. “Agradecemos o empenho do Deputado Federal Geraldo Rezende na indicação da Irmã Silvia para este prêmio tão importante. Ele reconheceu a dedicação incansável da nossa Presidente de Honra do São Julião.”
O deputado federal Geraldo Rezende destacou a importância do trabalho de Irmã Silvia, enfatizando sua devoção e compromisso com os idosos. “Ela foi agraciada por seu exemplo de carinho e abnegação, demonstrado ao longo dos anos no tratamento de hansenianos e no cuidado contínuo com os idosos e pacientes do São Julião.”
A cerimônia de entrega do Prêmio Zilda Arns ocorrerá no dia 10 de julho, às 16h, no Salão Nobre do Congresso Nacional.
Prêmio Zilda Arns
O nome do prêmio homenageia Zilda Arns Neumann, irmã do saudoso Cardeal D. Evaristo Arns, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, com o objetivo de proteger crianças carentes da mortalidade infantil, da desnutrição e da violência. A médica fundou a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa, organizações ligadas à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).