A primavera começa, oficialmente, às 21h04min da quinta-feira (22) em Mato Grosso do Sul. Caracterizada por apresentar dias com temperaturas amenas, a chamada ‘estação das flores’ será diferente este ano no Estado, com maior volume de chuva e a presença de frentes frias, especialmente durante o final do mês de setembro, conforme apontou a previsão do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).
De acordo com as informações, os primeiros dias da nova estação serão de chuvas moderadas e até tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Em todo o MS, os termômetros vão revelar temperaturas em queda. Esta segunda-feira (19), por exemplo, já começou com chuva no Centro-Sul do Estado, pegando muita gente de supresa. Nos próximos dias, o cenário deve se repetir.
O Centro de Monitoramente alerta que pelo menos até a quinta-feira (22), data oficial de início da primaveram, são esperadas chuvas fracas e fortes em várias regiões do Estado. A ocorrência das tempestades com raios, ventanias e eventual queda de granizo também é dada como certa por causa da aproximação de uma frente fria aliada a formação de um sistema de baixa pressão atmosférica que atua no Paraguai.
Os acumulados de chuva devem ficar acima de 40 mm em 24 horas, com destaque para a queda das temperaturas ao longo da semana, com mínimas entre 8°C e 10°C, principalmente na região Sul de Mato Grosso do Sul.
Para a quinta-feira, as menores temperaturas previstas ficam entre 12-14°C no sul do Estado, enquanto na região norte as mínimas oscilam entre 19-20°C e as máximas oscilam entre 21-23°C para a região sul. Já na região norte as máximas ficam entre 25-27°C. Na Capital, mínima de 17°C e máximas de 22°C. Os ventos atuam do quadrante sul, com rajadas de vento entre 50-60km/h.
Alerta de tempestade
Nesta segunda-feira (19), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de perigo para Mato Grosso do Sul por causa das tempestades.
Segundo o aviso, serão registradas chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de até 100 quilômetros por hora e queda de granizo, principalmente nesta segunda e terça-feira (20).
Conforme o aviso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e também de alagamentos.
Orientações para as pessoas também foram divulgadas:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (193).
Características da Primavera
No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera é caracterizada pelo desabrochar das flores, dias e noites com a mesma duração, mais chuva e clima ameno.
É na primavera que os animais se reproduzem. Essa época é muito apreciada por boa parte das pessoas, pois a natureza fica mais colorida com flores de variados tipos. Por conta disso, é um período conhecido como “estação das flores”.