19/02/2015 08h30
Processo licitatório para nova Câmara não atrai interessados para realizar as obras
Dourados News
Nenhuma construtora se propôs a construir o prédio onde funcionará a nova sede da Câmara Municipal de Dourados. No dia 13 passado, ocorreu a sessão de concorrência e não houve interessados. Com isso, um novo processo licitatório acontecerá em breve.
A proposta visa construir as novas instalações por meio de permuta com a área onde os vereadores estão atualmente, avaliada em R$ 5,3 milhões, o que de fato parece não ter atraído interessados. Diante disso, será realizada uma 2° sessão de concorrência, que deve acontecer em 30 dias após sua publicação no Diário Oficial, que segundo informou o setor de licitação da prefeitura acontecerá até o final da semana.
Segundo o secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento, Jorge Luiz de Lúcia algumas empresas haviam se habilitado a participar do processo, porém resolveram desistir. “Não veio ninguém. Estávamos lá na data e hora marcada, a equipe de engenharia mais a equipe licitatória e as empresas não compareceram. Agora então será republicado e vamos aguardar como será nessa nova sessão”, enfatizou.
Questionado se a proposta não deve ter sido considerada atrativa por parte das empresas, o secretário respondeu que há essa possibilidade. A intenção era entregar o atual prédio na avenida Marcelino Pires, em troca da construção do novo.
“Não sei ao certo explicar, provavelmente não interessou. Do jeito que está sendo proposto é um fato novo, então não temos ao certo como saber o que houve”, explicou.
De Lúcia afirmou que caso na 2° sessão novamente não haja interessados, a proposta deve ser reavaliada. “Se acontecer novamente, vai ter que sentar a câmara, o corpo técnico da prefeitura e refazer de outro jeito [a proposta]. Recomeçar do zero porque realmente não interessou,” enfatizou.
No dia do lançamento do projeto do novo prédio, o presidente da Câmara Idenor Machado havia afirmado que se nenhuma empresa se propuser a realizar a construção, a mesma será realizada com recursos do município, por meio do duodécimo, porém, deve demorar um pouco mais para ser finalizada.
Novo prédio
As novas instalações da Câmara de Vereadores de Dourados ocupará o local onde se encontra atualmente a Praça Baltazar Marques, no Parque Arnulpho Fioravanti e custará pelo menos R$ 6 milhões – valor sem contar mobiliário.
O terreno em que o prédio ficará é localizado no cruzamento da avenida Joaquim Teixeira Alves com a rua Coronel Ponciano [fachada principal], local de intenso movimento e bastante valorizado na cidade. A previsão de entrega da obra é de 18 meses após todos os processos burocráticos solucionados.
A área onde será levantada a nova Câmara de Vereadores terá 8 mil metros quadrados, com 3.968,3 deles de construção. O estacionamento ficará no subsolo e terá capacidade para 121 veículos.
A estrutura externa e interna terá rampas, corrimões, elevadores e espaços para auxiliar as pessoas com necessidades especiais, recepção ampla, plenário com capacidade para 400 pessoas, espaço para realização de eventos e salas de reuniões anexas ao plenário.
Existe também um projeto para que vias laterais sejam abertas no Parque para facilitar o trânsito na região.