O Procon de Mato Grosso do Sul emitiu um alerta para consumidores e fornecedores sobre golpes que estão sendo aplicados utilizando indevidamente o nome da instituição. As fraudes ocorrem por meio de notificações enviadas via e-mail ou aplicativos de mensagens, informando sobre a suposta abertura de uma denúncia ou reclamação, acompanhada de um link para “verificar autos”.
De acordo com o órgão, esses conteúdos são maliciosos e podem causar danos aos destinatários, motivo pelo qual devem ser denunciados e apagados imediatamente.
O secretário-executivo do Procon-MS, Angelo Motti, esclarece que todas as comunicações oficiais da instituição são realizadas exclusivamente pelo domínio de e-mail “@procon.ms.gov.br” ou pelo telefone fixo (67) 3316-9800, no caso de mensagens enviadas por aplicativos.
“Na dúvida, consumidores e fornecedores podem recorrer ao nosso atendimento pelo Disque Procon 151 ou pelo telefone (67) 3316-9800”, destacou Motti. “Também é possível denunciar a ocorrência de golpes enviando cópia do e-mail ou mensagem para [email protected]“.
O Procon-MS orienta ainda que a população evite clicar em links desconhecidos, uma vez que criminosos têm utilizado essa prática para induzir as vítimas a acessar páginas falsas ou baixar arquivos maliciosos, comprometendo a segurança de seus dados pessoais.