Método italiano, aplicativos, planners e até música podem ajudar na missão
Passar em um bom concurso ou finalmente conseguir aquela vaga na faculdade dos sonhos é o plano para muita gente nesse primeiro semestre. Mas, com a possibilidade apenas de aulas remotas, aprender a estudar em casa pode ser um grande desafio.
Manter o foco e a concentração em meio ao ambiente doméstico exige determinação extra. Mas, existem algumas técnicas que podem ajudar nessa missão. É o que garante o professor Guilherme Vargas que, desde 2015, dá aulas de Química pelo seu canal na Internet, o Química em Foco. “Grande parte dos meus alunos estudam sozinhos em casa e, além do conteúdo de química, sempre ensino a eles algumas técnicas que podem ajudá-los a organizar a rotina de estudos, sem perder a atenção”, conta.
Confira algumas técnicas que Guilherme compartilha com seus alunos:
- Método Pomodoro: essa é uma técnica que estabelece cinco minutos de relaxamento para cada 25 minutos seguidos de trabalho ou estudo. Para te ajudar na contagem e também a manter o foco, você pode usar o despertador do celular ou até mesmo aplicativos especiais. Se você tem uma Alexa, ela também pode te ajudar, basta ativar a Skill e ela te auxilia a monitorar esse tempo. O método Pomodoro foi desenvolvido na década de 1980 e hoje é sucesso entre os estudantes.
- Zere as distrações: se você não resiste em dar aquela olhadinha no celular e acaba dispersando nas redes sociais, saiba que existem aplicativos que podem te ajudar a bloquear todas as notificações e alguns aplicativos durante um período de tempo determinado. Os smartphones com sistemas mais atualizados têm um modo especial chamado “Modo de Foco”, especial para isso.
- Escute músicas que te ajudem a focar: existem alguns estudos que comprovam que nem sempre a ausência de ruído é a melhor maneira de manter o foco e que a música certa pode te ajudar a concentrar ainda mais. A dica é procurar no Spotify ou outro serviço de streaming de músicas listas com o tema Foco e Concentração.
- Organização: divida seu estudo em horários e metas, respeitando seu ritmo e tempo. Isso pode servir como estímulo para cumprir suas atividades. Você pode usar uma agenda, um planner e até um bullet journal. Existem apps de organização como o Trello, por exemplo, que podem ajudar muito também.
Para o professor Guilherme Vargas que, desde 2015, resolveu extrapolar o limite físico da sala de aula e iniciou o canal “Química em Foco”, no YouTube, estudar em casa pode ser a chave para o sucesso para muitas pessoas. Por meio do seu canal e sua plataforma de aulas online, ele leva a alunos Brasil (e mundo) agora sobre Química, sempre pensando nos conhecimentos curriculares e com foco no ENEM e vestibulares. O canal, que tem pouco mais de 5 anos, tem mais de 255 mil inscritos. “Uso uma linguagem simples, próxima dos alunos, para que eles aprendam de verdade e entendam que Química pode ser muito mais fácil e divertido do que eles imaginam”, explica.