28.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 2 de janeiro, 2025
spot_img

Professores da Reme participam de formação para gestores escolares sobre o uso do PDDE/FNDE

Os professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) de Dourados participam nesta quinta-feira (31) das formações para capacitar os gestores escolares para uso dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Ações Integradas para as regionais da Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul. Dados consolidados de setembro apontam que o MS tem mais de R$ 28 milhões disponíveis para melhoria das escolas.

Segundo o secretário municipal de Educação, Carlos Vinicius Figueiredo, são mais de 160 profissionais inscritos para as oficinas. “Estamos bastante animados com essa ação porque são orientações do dia a dia que vão impactar diretamente na vida dos nossos estudantes e contamos com a participação dos representantes do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que vão dar orientações importantes também”.  

Para o coordenador do Cecampe-CO/Formação e professor da Universidade de Brasília (UnB), Remi Castioni, as oficinas contribuem para formar e otimizar o uso dos recursos do PDDE. Atualmente, as escolas podem consultar os saldos disponíveis no Painel de Saldos, uma ferramenta atualizada, desenvolvida e mantida pelo Cecampe-CO/Formação, que disponibiliza os dados sobre as unidades escolares executoras, a disponibilidade dos recursos, o número de escolas capacitadas, quantitativo de matrículas, a distribuição dos recursos por localização geográfica, entre outras informações que contribuem para o aprimoramento da gestão. 

O Painel de Saldos do Cecampe-CO/Formação, assim como as formações são resultados do projeto de pesquisa firmado entre o FNDE e a Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). As ações do Cecampe-CO/Formação são acompanhadas pelo FNDE no âmbito da Diretoria de Ações Educacionais (DIRAE). 

“O Painel de Saldos foi uma grande inovação para que os gestores tivessem a possibilidade de acompanhar o seu território, como está o desempenho. Os diretores regionais de ensino também poderão acompanhar esse desempenho e fazer intervenções pontuais, colocando escolas em contato que tenham alcançado bons indicadores na execução dos recursos. É um aprendizado coletivo que busca formar os gestores escolares do MS para que tenham informações suficientes para utilizar os recursos que estão depositados nas contas do Banco do Brasil e que são repassadas pelo FNDE”, enfatiza Remi.

Formação em Dourados sobre o PDDE & Ações Integradas

Data: quinta-feira, 31/10/2024, 7h30 às 11h e 13h às 17h30

Link de Inscrição: https://registro-cecampe.vercel.app/evento/66fb118381c1267e5650721f

Local: EM Clarice Bastos Rosa – Rua João Vicente Ferreira,

n. 6375 – Jardim Maracanã

Fale com a Redação