Podem participar docentes do Ensino Médio de todo o país; Olimpíada vai premiar com viagem à China
Professores de matemática do ensino médio de todo o Brasil têm agora a oportunidade de participar da segunda edição da Olimpíada de Professores de Matemática (OPMBr), um concurso que valoriza as práticas pedagógicas e o conhecimento da disciplina. Com as inscrições abertas desde 1º de março, a competição selecionará os melhores educadores na categoria ouro, premiando-os com uma viagem para Xangai, onde poderão realizar um intercâmbio cultural e participar de uma formação especializada em escolas locais.
A OPMBr foi idealizada a partir de uma conversa entre veteranos da turma de 1989 do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), que se preocupavam com os baixos índices de conhecimento básico de matemática no Brasil, apesar do país integrar o grupo das nações com melhor desempenho no campo. O Brasil, porém, ocupa a 65ª posição no ranking de matemática do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), divulgado no final de 2024.
A primeira fase da competição será uma avaliação online em junho. Já os professores classificados para a segunda fase terão que enviar um vídeo demonstrando suas metodologias e o trabalho desenvolvido em sala de aula. Este material será analisado em agosto, seguido de uma etapa de entrevistas realizadas pelo Conselho Acadêmico da OPMBr, em setembro. Os vencedores serão divulgados em novembro e iniciarão o intercâmbio em abril de 2026.
Jaqueline Mesquita, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática e membro do Conselho Acadêmico da Olimpíada, destacou a importância da competição, que não apenas avalia o conteúdo ensinado, mas também a maneira como ele é transmitido. “O grande diferencial dos vencedores da última edição foi o ‘conhecimento pedagógico de conteúdo’, ou seja, a capacidade de conectar o conteúdo matemático à forma de ensiná-lo em sala de aula”, explicou.
A professora também mencionou que muitos dos vencedores vêm de cidades do interior, e não de grandes centros urbanos, o que pode revelar importantes informações sobre as disparidades regionais no ensino da matemática no Brasil. “Esses dados são cruciais para a formulação de políticas públicas mais eficazes”, afirmou.
História de Sucesso: Rubens Lopes e a Transformação Através da OPMBr
Rubens Lopes Netto, um dos vencedores da última edição, compartilhou sua trajetória, que teve início em sua infância no interior do Piauí. Crescendo com o apoio do pai, que incentivava o aprendizado de matemática no cotidiano, Rubens iniciou sua carreira como professor em escolas rurais. “A prática vai evoluindo com o tempo, conforme a resposta dos alunos e os desafios enfrentados”, lembra.
Com o tempo, Rubens se especializou no ensino de matemática no ensino médio e atualmente está concluindo seu doutorado na área. Antes de se tornar um formador de professores para o governo do Maranhão, ele ensinava em escolas de sua cidade, como Mata Roma e Anapurus, onde obteve excelentes resultados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no Sistema de Avaliação da Educação Maranhense (Seama). “Conquistamos a melhor colocação de todas as escolas do município, o que foi uma grande vitória, principalmente por ser uma cidade tão pequena”, afirmou.
A participação na OPMBr proporcionou a Rubens uma viagem transformadora à China, onde ele visitou escolas e teve a chance de comparar o sistema educacional de ambos os países. “Lá, eles enfatizam muito a aprendizagem por pares e a capacitação contínua dos professores. O aluno entende que estudar matemática é fundamental para entender o mundo”, contou.
Com o aprendizado adquirido, Rubens tem levado suas novas experiências para seminários e workshops, promovendo a mudança de mentalidade entre os professores no Maranhão. “O que vimos na China será útil a longo prazo, e é isso que tentamos implantar aqui: workshops para transformar a visão e a atitude dos educadores”, concluiu.
A OPMBr segue como uma importante ferramenta para reconhecer e valorizar o trabalho dos professores, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de aprimoramento e desenvolvimento profissional, essencial para a evolução do ensino da matemática no Brasil.