Na manhã desta sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através do Programa Colaborador Voluntário, da coordenadoria de controle de endemias vetoriais (CCEV), capacitou servidores de diversas escolas municipais de Campo Grande para o combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor que transmite a dengue, zika e chikungunya.
A ideia do projeto é haver, nas empresas e órgãos públicos parceiros, um quantitativo de trabalhadores responsáveis pelo combate ao mosquito. “A preocupação da Sesau, nesse momento, é a reintrodução do vírus da dengue tipo 3, que passou por aqui em 2007 e de lá pra cá nós temos um número de pessoas suscetíveis enorme, que não contraíram dengue, então o importante é que todas as forças estejam voltadas com o mesmo intuíto”, comenta o secretário-adjunto de saúde, Aldecir Dutra.

Reuniões de capacitações de professores como esta são realizadas anualmente, sempre com o objetivo de reciclar os profissionais que aderiram ao projeto. A diretora da E. M. Professora Marina Couto Fortes, Luciana Aparecida da Silva, lembra que já participou do projeto em 2016, e agora está retornando, tendo em vista a possibilidade de um novo aumento dos casos no município.
“Nós costumamos fazer ações de conscientização com as crianças sobre como prevenir e evitar a proliferação do mosquito, e elas sempre são muito participativas, e cobram muito. Então nós temos que ser exemplos para elas, já que é um dos primeiros locais onde elas vão questionar sobre a prevenção”, explica a diretora.
Aos professores, o coordenador do projeto, Marcos Luiz de Oliveira, é enfático ao falar sobre a necessidade da capacitação. “Alguns de vcs já nos conhecem e vão perguntar se vamos falar a mesma coisa de novo, mas, se não fizermos a nossa parte, no ano que vem estaremos aqui mais uma vez falando disso tudo de novo e ainda comentando sobre alto númerod e casos que tivemos em 2025”, conclui.
#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra auditório cheio de profissionais. A foto interna mostra pessoas na platéia e a última foto é do baner do programa.