27.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 25 de outubro, 2024
spot_img

Projeto Aurora: contribui para o retorno de reeducandas à sociedade

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) há três anos, promove uma iniciativa transformadora chamada Projeto Aurora, que visa apoiar mulheres em fase final de cumprimento de pena, oferecendo-lhes ferramentas para um novo começo.

A Promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, autora do projeto, explica que “o Aurora monitora a fase final do cumprimento de pena, oferecendo dinâmicas psicológicas e de inteligência emocional, tendo como objetivo empoderar essas mulheres, mostrando que elas podem mudar suas vidas, investir em estudos e entrar no mercado de trabalho, com suporte contínuo do projeto”.

O MPMS, por meio desta iniciativa, cumpre seu papel de fomentar políticas públicas voltadas para o sistema penitenciário, incentivando a participação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), da sociedade civil e dos setores públicos e privados.

A Diretora do Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande, Cleide do Nascimento Freitas, destaca o impacto positivo do projeto na prática, auxiliando as internas no retorno à sociedade e resgatando sua dignidade. “O Aurora é um braço do Ministério Público e um apoio que nós da Agepen temos, auxiliando as internas no retorno à sociedade, resgatando a autorresponsabilidade delas”.

Camila Almeida de Souza, uma das participantes do projeto, relata a diferença que o Aurora fez em sua vida, ajudando-a a restaurar sua autoestima e a se reintegrar na sociedade. “Esse projeto fortalece, trabalha a autoestima, reintroduz a gente na sociedade. Estou fazendo curso. Fui atrás para participar, para o projeto trazer outra vida para mim porque eu não quero mais aquela vida de antes”, admite.

Débora Aparecida Aquino Pinto também compartilha sua experiência, destacando como o projeto a ajudou a desenvolver mais calma e sabedoria, preparando-a para um futuro promissor fora do sistema penitenciário. “Comecei procurando remições, para que eu pudesse sair o mais rápido possível daqui. Mas, com o passar do tempo, dos encontros, eu fui gostando e, cada vez mais, fui adquirindo conhecimento, buscando me encontrar”.

A Diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, ressalta a importância da cooperação entre o MPMS e o Estado, afirmando que o projeto oferece às internas chances reais de trabalho e educação, valorizando e empoderando-as. “Ao frequentarem as oficinas do projeto, elas se sentem valorizadas, empoderadas e conseguem ter uma visão de um cenário melhor no momento que saem das unidades penais. Como elas dizem: uma vez Aurorinha, sempre Aurorinha”, finaliza.

Formatura

Nesta sexta-feira, às 15h, ocorrerá a formatura da terceira turma do Projeto Aurora no Auditório Cláudia Menezes Pereira. Na mesma solenidade, será iniciada a quarta etapa do projeto, contemplando 20 reeducandas com suas ações.

Fale com a Redação