28.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 2 de janeiro, 2025
spot_img

Projeto da REME sobre Aves da Escola vence feira federal

Desenvolvido durante cinco meses, o projeto “Aves da Escola”, um guia ilustrado, feito por alunos do 6º ano da Escola Municipal João de Paula Ribeiro, foi vencedor da 11ª Fecintec (Feira de Ciências e Tecnologia do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), campus Campo Grande.

O projeto conquistou dois prêmios na feira: primeiro lugar na categoria multidisciplinar e o prêmio de melhor trabalho do Ensino Fundamental. Foram dois dias de apresentação dos projetos e a premiação ocorreu na quarta-feira (30).

A orientadora do projeto “Aves da Escola” foi Cintia Possas, bióloga e professora de laboratório na Escola Municipal João de Paula.

Ela relata que o guia começou a ser produzido em maio deste ano. “Iniciamos oferecendo oficina de desenho aos estudantes e dois alunos, a Maria Flor Alarcon e o Wesley Lourenço Ferraz se destacaram, mas ele acabou saindo da escola e produziu somente dois desenhos, deixando o resto para a Maria”.

Cintia explica mais sobre o guia produzido. “A aluna Maria Flor desenhou as aves da escola. O guia ainda não está finalizado, apresentamos o resultado parcial com doze ilustrações, ela está ilustrando outras seis. Pretendemos fazer o registro na biblioteca nacional e publicar. Além das ilustrações, o guia contém algumas informações sobre a espécie e o uso que ela fez da escola e QR-Code onde a pessoa poderá escutar os sons das aves e terá acesso a informações extras”.

A aluna concorreu com 24 trabalhos na categoria multidisciplinar e com 72 projetos, tendo ganho o melhor trabalho do Ensino Fundamental.

O tema escolhido foi uma sugestão da professora, após a oficina de desenho. “Percebi que os estudantes não conheciam nenhuma ave que desenharam. Maria desenhou curicaca, anu, periquito-de-encontro-amarelo, João de barro, bem-te-vi, sabiá-laranjeira e pardal”.

A estudante vencedora disse estar muito feliz com o resultado. “Eu estou muito feliz pela vitória. Eu amo desenhar e pintar, poder unir isso em um trabalho científico foi incrível. Eu quero continuar desenhando as aves da nossa cidade”, conta Maria Flor.

Projeto da REME sobre Aves da Escola vence feira federal

Conforme a mãe da estudante, a professora de Artes Flávia Laís Alarcon, a aluna estuda há dois anos na escola e sempre gostou de artes. “Ela sempre dançou, sempre fez teatro, um pouco porque, né, a fruta não cai longe do pé. Então como em casa eu sou ligada à arte, toda a família é ligada à arte, ela sempre teve muito contato com todas as linguagens da arte, inclusive com as artes visuais. Mas eu confesso que o gosto dela pelo desenho veio dela mesmo. Ela faz quadros, ela pede tinta para pintar a tela, ela presenteia as pessoas com os quadros que ela pinta, embora ela nunca tenha feito aula de desenho, de pintura, ela é autodidata”.

Sete escolas municipais se inscreveram na edição deste ano e os trabalhos apresentados foram na última quarta-feira (30), no campus do IFMS.

Foram premiadas:

Escola Municipal João Ribeiro – 1° multidisciplinar

Escola Municipal Antônio José Paniago – Melhor banner

Escola Municipal Lenita Nachif – Melhor relatório

Escola Municipal João de Paula Ribeiro – Melhor projeto na categoria fundamental

Escola Municipal Lenita Nachif – Prêmio gatorade

Fecintec

As Feiras de Ciência e Tecnologia são promovidas anualmente pelos campi do IFMS e nesta edição, teve a participação de 36 escolas.

A feira busca estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa por estudantes dos níveis fundamental, médio e técnico integrado de nível médio, de escolas públicas e privadas.

Fale com a Redação