Um projeto desenvolvido por empregados da Gerência Regional de Ponta Porã (GERPP) da Sanesul foi selecionado para a 10ª Mostra de Experiências Exitosas – MS, Aqui Tem SUS, considerada uma plataforma essencial para valorização e disseminação de soluções que aprimoram o atendimento e a gestão da saúde nos municípios.
“Agentes Comunitários transformam o uso da rede de esgoto em um compromisso” é o nome do projeto desenvolvido pelos empregados Célio Poveda Filho, Natália Pereira e Leopoldo Godoy do Espírito Santo. Em 2024, esse mesmo projeto já foi premiado no 1º Prêmio Universalizar, promovido pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe)
De acordo com Célio Poveda Filho, gerente da GERPP, a ideia nasceu do alto número de casos de extravasamentos da rede de esgoto e de ligações clandestinas, mesmo a cidade contando com 92,97% da cobertura de esgotamento sanitário. “Além de ser perigoso, não é agradável ter o esgoto vazando na porta da casa, no meio da rua. E nós entendemos que era preciso unir a prefeitura e a comunidade para realizar um trabalho mais aprofundado de orientação e educação sobre o funcionamento e o correto uso da rede coletora, especialmente em relação à prevenção de doenças”, afirma.
Foi assim que, em junho de 2024, o projeto capacitou, em parceria com a Secretaria de Saúde do município, 216 agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE) e disponibilizou cartilhas físicas e digitais para que fossem trabalhadas com a população. “Os agentes comunitários são quem reconhece a realidade de cada família, a palavra deles tem muita autoridade para aquelas pessoas. A adesão foi muito boa, conseguimos até resgatar alguns profissionais que estavam afastados, pois eles se sentiram ainda mais importantes no trabalho que realizam”, contou Mariane Silvestre Quinhones, Gerente de Atenção à Saúde do município.
Durante o treinamento, foram abordados temas sobre o sistema de esgotamento sanitário no Brasil, com dados de cobertura, volume de esgoto gerado, procedimentos de tratamento, os componentes do sistema de esgoto e o uso correto deste, entre outros.
Em apenas seis meses, já foi possível constatar os resultados: redução de 12% nas internações infectocontagiosas e parasitárias e aumento de 58% de notificações de ligações irregulares.
“São números significativos que mostram que estamos no caminho certo. Ao completarmos 12 meses, faremos um novo balanço e também uma reciclagem com os agentes”, completou Mariane.
Seguindo a meta do Governo de Mato Grosso do Sul, de ser o primeiro estado do país a universalizar o saneamento básico até 2030, três anos antes do que estabelece o novo marco legal (Lei nº 14.026), Ponta Porã é a pioneira no projeto que deve ser estendido para todo o MS. “É perfeitamente possível de ser replicado nos outros municípios e quem sai ganhando é a população sul-mato-grossense”, declarou Natália Pereira, que fez a apresentação na Mostra.
Foco na prevenção
O gerente da Sanesul em Ponta Porã lembra que as atividades previstas no projeto focam na prevenção, mas que a Sanesul também atua na fiscalização para identificar ligações irregulares de águas pluviais nas redes coletoras de efluentes domésticos que ocasionam recorrentes extravazamentos.
Recentemente, a empresa deu início a um trabalho que utiliza um método de rápida e eficiente identificação, baixo custo operacional e não destrutivo, o fumacê. Cerca de 3 mil unidades habitacionais serão vistoriadas e, se identificada irregularidade, notificadas pela Prefeitura Municipal de Ponta Porã.
Sobre a Mostra
O evento é promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems/MS) e tem como objetivo compartilhar práticas bem-sucedidas na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), fomentando a troca de conhecimentos e a inovação nos serviços públicos de saúde.
As atividades tiveram início em 19 de março, com oficina on-line de escrita, voltada a profissionais interessados em participar da 10ª Mostra “MS, Aqui Tem SUS”. Cerca de 50 pessoas participaram, representando 22 municípios de MS.
De 179 trabalhos inscritos, 100 foram selecionados para apresentação oral, que aconteceu na quarta-feira (9), na Escola Técnica do SUS Professora Ena de Araújo Galvão, em Campo Grande-MS.
A participação de Sanesul reforça o compromisso da gestão com a busca por inovação e eficiência na prestação de serviços de saúde pública.