25.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 4 de abril, 2025
spot_img

Projeto ‘De Ponto a Ponto’ conecta arte e cultura em cinco cidades de MS

A magia do circo e do teatro ganha novos horizontes em Mato Grosso do Sul com o projeto “De Ponto a Ponto”, uma iniciativa do grupo Circo do Mato que promove vivências, espetáculos e rodas de conversa em cinco Pontos de Cultura do Estado. A ação acontece de abril a maio de 2025 e busca fortalecer a rede cultural sul-mato-grossense, conectando artistas e comunidades por meio da arte.

A programação começa nesta sexta-feira (4), às 19h, e segue no sábado (5), às 9h30, no Ponto de Cultura Maculelê, em Ponta Porã. Em seguida, o projeto chega à Casa de Ensaio, em Campo Grande, nos dias 24 e 26 de abril. Em maio, o circuito continua por Aquidauana (dia 3, no Sapicuá Pantaneiro), Corumbá (dia 9, no Moinho Cultural Sul-Americano) e encerra em Ivinhema, no dia 16, na Fundação Nelito Câmara.

O projeto contempla três atividades principais:

Espetáculo: “O Grandioso Mini Cirquim nas Arábias”, uma apresentação que une circo e teatro para todas as idades.

Vivência: oficinas práticas de técnicas circenses e teatrais, aproximando o público do universo artístico do grupo.

Roda de conversa: um bate-papo sobre a trajetória do Circo do Mato e a importância dos Pontos de Cultura na produção e manutenção da cultura local.

Para Mauro Guimarães, artista e um dos fundadores do Circo do Mato, o projeto é uma forma de resgatar e valorizar os Pontos de Cultura como espaços fundamentais de expressão comunitária. “Cada Ponto carrega suas próprias linguagens – teatro, circo, dança, capoeira, cinema, literatura. O projeto busca conectar essas vozes, promover troca de experiências e reforçar a identidade cultural do Estado”, destaca.

A iniciativa também celebra a retomada das políticas públicas de cultura, como a Lei Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014), a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldir Blanc, que voltaram a fortalecer os Pontos de Cultura com editais, bolsas e incentivos.

Para Mestre Jaraguá, do Ponto de Cultura Maculelê, em Ponta Porã, a ação é uma oportunidade de ampliar o diálogo entre diferentes formas de arte. “Nosso foco é a preservação das tradições afro-brasileiras. Receber o Circo do Mato é fortalecer essa troca e criar uma rede de apoio para a cultura local”, afirma.

“De Ponto a Ponto” é uma realização do Circo do Mato com investimento da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (MinC), Governo Federal, e apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), Setesc e Governo do Estado. Mais informações podem ser acompanhadas pelo Instagram oficial do grupo: @circodomato.

Serviço:

Projeto “De Ponto a Ponto” – Circo do Mato
Espetáculo teatral com indicação livre e intérprete de Libras

Ponta Porã
Ponto de Cultura Maculelê – Rua Formosa, n.º 69, Jardim Independência
4/04 (sexta-feira) – 19h | Espetáculo teatral
5/04 (sábado) – 9h30 | Vivência e roda de conversa

Campo Grande
Ponto de Cultura Casa de Ensaio – Rua Visconde de Taunay, 203, Amambai
24/04 (quinta-feira) – 14h | Vivência e roda de conversa
26/04 (sábado) – 19h30 | Espetáculo teatral

Aquidauana
Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro – Rua Antônio Graça, s/n, Bairro Nova Aquidauana
03/05 (sábado)
Às 9h | Vivência e roda de conversa
Às 16h | Espetáculo teatral

Corumbá
Ponto de Cultura Moinho Cultural Sul-Americano – Rua Domingos Sahib, n.º 300, Beira-Rio
09/05 (sexta-feira)
Às 9h | Vivência e roda de conversa
Às 16h | Espetáculo teatral

Ivinhema
Ponto de Cultura Fundação Nelito Câmara – Rua André Molina, n.º 264, Piravevê
16/05 (sexta-feira)
Às 8h30 | Vivência e roda de conversa
Às 15h30 | Espetáculo teatral

Fale com a Redação