28.8 C
Campo Grande
terça-feira, 15 de abril, 2025
spot_img

Projeto do MPMS promove melhorias e transformação social em escola de Dourados

O Projeto Educação Digna, Inclusiva e Feliz, realizado pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Dourados, trouxe cidadania, inclusão social e melhorias para mais uma escola do município. Desta vez, a beneficiada foi a Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara.

Criado em 2021 pelo Promotor de Justiça João Linhares Júnior, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Dourados, o Projeto tem como objetivo formar cidadãos capacitados, equilibrados e democráticos, que respeitem a diversidade, os direitos fundamentais e promovam convivências respeitosas e produtivas, bem como viabilizar as potencialidades dos alunos e as condições de trabalho dos professores e servidores. Para isso, utiliza recursos oriundos de Acordos de Não Persecução Penal (ANPP) para investir em infraestrutura, equipamentos e atividades culturais e esportivas.

Entre as melhorias realizadas na escola estão:

– Materiais pedagógicos: aquisição de uma coleção de livros para o programa de leitura da instituição, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades de interpretação e leitura dos estudantes.

– Equipamentos tecnológicos: instalação de televisores nas salas de aula, tornando o ensino mais dinâmico e incentivando práticas educativas criativas, tecnológicas e diversificadas.

– Recursos esportivos: aquisição de bolas de futsal, handebol, vôlei, tênis de mesa, uniformes para competições e mesas de futebol de botão. Essas ações fomentaram um ambiente harmônico e interativo entre os alunos e contribuíram para que a escola se destacasse em competições esportivas, como o futsal, em que a equipe masculina sub-14 foi campeã estadual e participou do Campeonato Nacional em 2024, na cidade de Recife.

– Conforto térmico: compra e instalação de aparelhos de ar-condicionado, proporcionando conforto para estudantes, professores e funcionários, com impacto direto na qualidade do ensino.

As ações demonstram o impacto positivo do Projeto Educação Digna, Inclusiva e Feliz no contexto social de Dourados e reforçam o compromisso do MPMS com a defesa de uma educação inclusiva, igualitária e transformadora.

Conquistas e parcerias sociais

O Projeto já promoveu mudanças significativas em várias instituições de ensino. Mesas de futebol de botão foram instaladas na Escola Municipal Maria da Rosa Câmara, na Escola Municipal Loide Bonfim, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e na Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD, totalizando oito mesas doadas.

Desde 2022, a Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silveira Câmara tem colhido os frutos da iniciativa. O projeto viabilizou a aquisição de materiais pedagógicos, incluindo uma coleção de livros que enriqueceu o projeto de leitura, aparelhos de televisão smart para uso em sala de aula e condicionadores de ar, garantindo conforto térmico para alunos e funcionários. Essas melhorias têm tornado o ambiente escolar mais agradável e propício ao aprendizado.

Além disso, houve investimento em materiais esportivos, como bolas para diversas modalidades, uniformes esportivos e mesas de futebol de botão. São recursos amplamente utilizados pelos professores dos projetos esportivos da escola, contribuindo para a interação dos alunos e aprimoramento dos treinamentos de rendimento.

Com os recursos recebidos, grupo de alunos da escola pública teve a oportunidade de disputar torneio nacional realizado em 2024 em Recife (PE).

Depoimentos

Mara Júlia, aluna da escola, expressou sua gratidão. “O projeto possibilitou que a escola adquirisse diversos materiais esportivos que foram utilizados nas aulas de treinamento, propiciando que nós fôssemos campeões em diversas modalidades”, declara, mostrando alguns dos prêmios.

A professora Patrícia, também mãe de aluno, destacou a importância das melhorias tecnológicas. “Através de verbas possibilitadas para esse projeto, foi possível fazermos em toda a escola o cabeamento das televisões. Isso é importante porque é mais um meio facilitador de informação, para que todas as crianças recebam informações e palestras informativas sobre diversos assuntos.”

O professor Luiz, de Geografia, ressaltou o impacto das tecnologias nas práticas pedagógicas. “Ter na escola esses objetos tecnológicos é um ganho muito significativo para nós, professores, que possamos de alguma maneira dinamizar as nossas aulas e construir um caminho que dê conta das demandas da sociedade atual”, avalia.

Comunidade indígena

Na aldeia Jaguapiru, localizada na Reserva Indígena de Dourados, o Projeto está contribuindo para a construção de uma escola que atende 63 crianças indígenas. Este espaço foi pensado para preservar a cultura Guarani, Kaiowá e Terena, permitindo que os anciãos transmitam às crianças e jovens suas tradições, línguas, organização social, crenças e costumes. Atualmente, artistas locais estão decorando as paredes da escola, enquanto novas parcerias continuam sendo estabelecidas.

A iniciativa recebeu uma menção honrosa do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público, destacando sua relevância e impacto positivo na comunidade.

Fale com a Redação