O Projeto MPT na Escola realiza, no próximo dia 28 de março, uma oficina de capacitação nacional voltada a profissionais da educação envolvidos na iniciativa. O evento ocorrerá às 13h30, em Brasília, com transmissão online pelo canal TVMPT no YouTube. Não há necessidade de inscrição prévia para acompanhar a transmissão.
A capacitação tem o objetivo de auxiliar educadores e educadoras na abordagem de temas como o conceito de trabalho infantil, os marcos normativos, as piores formas de exploração e as causas e consequências dessa prática. A inscrição e o registro de frequência, necessários para a emissão de certificados, estarão disponíveis exclusivamente durante a transmissão da capacitação do MPT na Escola 2025.
Entre as participantes da oficina estão a gerente do Projeto MPT na Escola, Cândice Gabriela Arosio; a coordenadora nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) do MPT, Luísa Carvalho Rodrigues; a gerente do Projeto de Aprendizagem Profissional na Iniciativa Privada, Ana Elisa Segatti; a coordenadora do MPT na Escola em Campina Grande (PB), Fabíola Alessandra Gomes Gaudêncio; e a procuradora do Trabalho Dalliana Vilar Pereira. O evento é promovido pela Coordinfância do MPT.
Prêmio MPT na Escola 2025
O Ministério Público do Trabalho (MPT) também anunciou, em janeiro, o regulamento nacional do Prêmio MPT na Escola 2025. A premiação tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais desenvolvidos por estudantes de escolas públicas que integram o projeto em todo o país.
As inscrições para o concurso serão aceitas em quatro categorias: conto, poesia, música e desenho. Os interessados podem acessar o edital completo clicando aqui.