O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Codecon) se reuniu na manhã desta-sexta-feira (29) para a segunda Reunião Ordinária de 2025. O encontro, que aconteceu no Sebrae, foi marcado por importantes decisões que visam impulsionar o desenvolvimento econômico e social da Capital. No total, foram aprovados três projetos que devem criar cerca de 500 novos empregos, sendo 470 deles na Região do Microcentro. São 150 milhões de investimento somente das empresas no centro.
Berço histórico e cultural da cidade, a Região Central tem papel fundamental no desenvolvimento econômico de Campo Grande, e recentemente, teve seu centro comercial totalmente requalificado, com acessibilidade e novas calçadas, pavimentação, iluminação pública, mobiliário urbano padronizado, paisagismo e soluções de cidade inteligente, como fibra ótica, semáforos inteligentes e câmaras de videomonitoramento.
Apesar da rica história e infraestrutura consolidada, a região enfrenta desafios significativos, e o fomento de novos investimentos integrando ações do poder público ao da iniciativa privada, são fundamentais para estimular esse processo. Neste sentido, dois dos projetos aprovados prometem trazer inversões significativas.
O primeiro trata-se da instalação de uma rede de prestação de serviços médicos. A expectativa é que esse empreendimento gere 456 novos empregos diretos. O segundo refere-se à ampliação de uma rede hoteleira, que será instalada no antigo Hotel Campo Grande. A empresa já atua na cidade e está expandindo seus negócios.

“Precisamos incentivar as empresas a investirem no centro. Há um trabalho muito significativo da administração pública para movimentar a região central. A economia mudou, os negócios evoluíram, e a internet consolidou uma nova visão empresarial. Com isso, o centro, que sempre foi a área mais movimentada das cidades, começou a perder força. Quando empresas investem na região, gerando empregos, isso tem um impacto muito relevante”, afirma o secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (SEMADES), Ademar Silva Júnior.
O terceiro projeto aprovado trata da ampliação da capacidade operacional de uma empresa que já possui um plantel em Campo Grande e atua na área industrial, além de prestar serviços de montagem de estruturas metálicas, elétricas e mecânicas.
Além dos aspectos econômicos, os projetos aprovados também foram avaliados quanto ao seu impacto ambiental e social, garantindo que as iniciativas estejam alinhadas com os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social. Desta forma, a reunião do Codecon reafirma o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda, por meio de parcerias público-privadas e do incentivo a novos empreendimentos. Campo Grande fortalece sua posição como polo econômico regional e amplia as oportunidades de crescimento para seus cidadãos.