20.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 4 de dezembro, 2024
spot_img

Protagonismo e oportunidades marcam 30º Encontro da Famasul Jovem

A força da juventude do agronegócio esteve em evidência no 30º Encontro Jovens da Agropecuária, realizado neste sábado, em comemoração aos 10 anos da Comissão Famasul Jovem. O evento destacou o protagonismo da juventude no agronegócio, promovendo debates sobre liderança, comunicação digital e oportunidades no setor, além de oferecer uma Feira de Oportunidades para conexão com o mercado de trabalho.

Durante o encontro, os participantes entregaram ao presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, a “Carta dos Jovens da Agropecuária”. O documento reforça as oportunidades do setor e o papel das novas gerações no desenvolvimento sustentável do estado. “A força do agro no Mato Grosso do Sul está na dedicação de gerações que transformam nosso estado em referência de práticas sustentáveis, inovação tecnológica e desenvolvimento humano”, destacou Lucas Ingold, presidente da Comissão Famasul Jovem.

Protagonismo e oportunidades marcam 30º Encontro da Famasul Jovem
Foto: Assessoria

Bertoni agradeceu a homenagem e incentivou os jovens a priorizarem o crescimento coletivo. “A Famasul sempre esteve aberta às novas gerações e foi uma das primeiras federações a criar um movimento jovem. Essa mentalidade de qualificação, trabalho e resiliência é o que desejamos transmitir a vocês”, afirmou.

O presidente também reforçou o compromisso da instituição com iniciativas para o público jovem. “A Famasul sempre esteve aberta, foi uma das primeiras federações a criar esse movimento jovem. Então acho que temos essa mentalidade de passar para vocês essa vontade de estar sempre se qualificando, trabalhando e sendo resiliente.”

Foco no conhecimento

Protagonismo e oportunidades marcam 30º Encontro da Famasul Jovem
Foto: Assessoria

Na abertura, o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan relembrou a história e o começo de líderes que são destaques do agro no Mato Grosso do Sul. Ele ressaltou o papel do encontro na formação de novas lideranças. “Nós precisamos construir líderes e gestores para fazer a história dos próximos dez, vinte, trinta anos.”
Beatriz Brito, consultora e produtora rural, destacou em sua palestra Tomando as Rédeas de Sua Carreira a importância de um planejamento sólido e da busca constante por conhecimento. “Vocês podem fazer o que quiserem da vida de vocês, mas tem duas coisas que são necessárias: falar um segundo ou terceiro idioma e aprender sobre como cuidar do seu dinheiro”, enfatizou

De forma divertida e descontraída, João e Eduardo, produtores rurais e influenciadores, também chamados de “Primos Agro” trouxeram uma visão sobre como aplicar a comunicação do setor, dentro das mídias digitais. O tema, que trazia informações sobre o “novo marketing do agro nas redes sociais”, deu dicas de fotografia e como aplicar a criatividade na criação de conteúdo.

Com cases de sucesso, a dupla destacou como as redes sociais podem ser usadas estrategicamente para fortalecer a imagem do produtor rural. “Seja criativo ao entrar nas redes sociais. Isso é necessário. Se você não entrar, seu concorrente está entrando.”

Protagonismo e oportunidades marcam 30º Encontro da Famasul Jovem
Foto: Assessoria

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, trouxe em painel, as oportunidades de Mato Grosso do Sul para o cenário nacional e destacou a importância estratégica da Rota Bioceânica, cuja finalização está prevista para 2026.

Jaime trouxe para o público um panorama sobre a estrutura do estado. “As pessoas se admiram como conseguimos uma competência tão grande, sem ter uma estrutura logística. Por mais que tenha a infra, não tem competitividade suficiente e a gente consegue ser altamente competitivo no mercado internacional.”

O consultor Marco Ripoli trouxe insights sobre os desafios e as oportunidades que o agronegócio oferece, trazendo mais da importância de alguns conceitos dentro da instituição. “Fala de ESG, para mim tinha que ser GSE, você não tem sustentabilidade, você não tem ambiente, se você não tiver governança.”

Para Luciana Kliemann, sucessora rural e arquiteta, o evento superou as expectativas. “Achei o evento super completo, fiquei surpresa com a qualidade das palestras. Engajou as pessoas não só em busca de propósito e vagas de emprego, mas também de fonte da verdade, de saber o que está acontecendo na sociedade agropecuária como um todo. Eu adorei e achei que o network foi a cereja do bolo”.

Fale com a Redação