Se as eleições do segundo turno fossem hoje em Campo Grande, a prefeita Adriane Lopes (PP) seria reeleita para o cargo com 42% dos votos favoráveis contra 39% da candidata Rose Modesto (União Brasil).
A informação é da pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira (16) pela TV Morena. Apesar dos números, o instituto ressalta que as candidatas estão empatadas tecnicamente, considerando a margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O que chama a atenção na pesquisa estimulada, que é quando os entrevistados recebem uma lista com nomes e escolhem somente um, são os 13% de eleitores que garantiram não votar ou que irão votar em branco no próximo dia 27.
A pesquisa entrevistou 852 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 15 de outubro. O nível de confiança é de 95%. O documento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MS-02675/2024.
Estimulada
Nos dados da pesquisa estimulada, os votos são totais, ou seja, brancos, nulos e indecisos não são excluídos da contagem. Confira:
- Adriane Lopes (PP): 42%
- Rose Modesto (União Brasil): 39%
- Indecisos: 6%
- Branco/nulo/não vai votar: 13%
Espontânea
A Quaest também pesquisou a intenção de votos espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos eleitores durante a entrevista. As duas candidatas também estão empatadas tecnicamente. Veja o resultado:
- Adriane Lopes (PP): 35%
- Rose Modesto (União Brasil): 30%
- Indecisos: 30%
- Branco/nulo/não vai votar: 5%
Apoio dos outros candidatos
Os entrevistados também foram perguntados sobre o voto no primeiro turno e em quem eles votariam no segundo turno. 47% dos eleitores que votaram em Beto Pereira (PSDB) disseram que pretendem votar em Adriane Lopes (PP); 51% dos que votaram em Camila Jara declararam voto em Rose Modesto (União). Veja os números completos:
Em quem pretendem votar eleitores que votaram em Beto Pereira (PSDB) no 1º turno:
- Adriane Lopes (PP): 47%
- Rose Modesto (União): 37%
- Indecisos: 11%
- Branco/Nulo/Não vai votar: 5%
Em quem pretendem votar eleitores que votaram em Camila Jara no 1º turno:
- Adriane Lopes (PP): 21%
- Rose Modesto (União): 51%
- Indecisos: 9%
- Branco/nulo/não vai votar: 19%
Os cruzamentos dos dados foram feitos apenas com candidatos que alcançaram pelo menos 5% de voto declarado no primeiro turno.
Decisão do voto
A pesquisa apontou que 77% dos entrevistados estão totalmente decididos a votar, enquanto 23% afirmaram que podem mudar o voto.
Entre os eleitores de Adriane Lopes (PP):
- Totalmente decidido a votar: 82%
- O voto ainda pode mudar: 18%
Entre os eleitores de Rose Modesto (União Brasil):
- Totalmente decidido a votar: 74%
- O voto ainda pode mudar: 26%