14% da classe baixa se identifica com direita e 11%, com esquerda. Levantamento tem como base pesquisas realizadas no ano passado, com amostras de 2 mil entrevistados
Uma pesquisa divulgada neste domingo (16) pelo instituto Quaest revelou que 9% da população brasileira se identifica como bolsonarista, enquanto 11% se vê mais à esquerda sem se considerar lulista ou petista. O levantamento também apontou que violência, fome e corrupção são os principais problemas enfrentados pelo país, conforme a percepção da população.
A pesquisa foi realizada com 2 mil entrevistados em todo o Brasil e tem margem de erro geral de 2 pontos percentuais. Os entrevistados foram divididos em três classes sociais (baixa, média e alta) com base na renda familiar mensal informada. No caso da classe baixa, a margem de erro sobe para 4 pontos percentuais.
Identificação política
O instituto perguntou com qual grupo político os entrevistados mais se identificam, oferecendo as seguintes opções: “Lulista/Petista”, “Não é Lulista/Petista, mas mais à esquerda”, “Não tem posicionamento”, “Não é Bolsonarista, mas mais à direita”, “Bolsonarista” e “Não sei/Não respondeu”. Os resultados foram os seguintes para a classe baixa:
- Lulista/Petista: 28%
- Mais à esquerda (não Lulista/Petista): 11%
- Não tem posicionamento: 31%
- Mais à direita (não Bolsonarista): 14%
- Bolsonarista: 9%
- Não sei/Não respondeu: 6%
Principais preocupações da população
A pesquisa também revelou quais são as principais preocupações da população brasileira, variando conforme a classe social.
Classe baixa
- Violência/criminalidade: 16%
- Fome e miséria: 12%
- Corrupção: 10%
- Drogas/tráfico de drogas: 9%
- Saúde: 9%
- Desemprego: 8%
- Desigualdade entre ricos e pobres: 7%
- Economia/crise/inflação: 6%
- Racismo: 4%
- Impactos das guerras no Brasil: 4%
- Educação: 4%
- Falta de ordem/desrespeito às leis: 4%
Classe média
- Violência/criminalidade: 14%
- Corrupção: 13%
- Fome e miséria: 10%
- Drogas/tráfico de drogas: 7%
- Saúde: 6%
- Desemprego: 7%
- Desigualdade entre ricos e pobres: 8%
- Economia/crise/inflação: 8%
- Falta de ordem/desrespeito às leis: 5%
- Impunidade: 4%
Classe alta
- Corrupção: 16%
- Violência/criminalidade: 15%
- Economia/crise/inflação: 10%
- Fome e miséria: 9%
- Desigualdade entre ricos e pobres: 9%
- Educação: 7%
- Falta de ordem/desrespeito às leis: 5%
- Impunidade: 5%
Análise dos resultados
Os dados indicam que a violência é a principal preocupação dos brasileiros em todas as classes sociais, seguida pela corrupção e pela fome/miséria. No entanto, há variações entre os estratos: enquanto a fome preocupa mais a classe baixa, a corrupção é a maior preocupação da classe alta. Já a classe média equilibra essas questões em sua percepção dos problemas nacionais.
Esses resultados reforçam os desafios enfrentados pelo país e podem orientar políticas públicas para atender melhor as diferentes demandas da população.