23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 22 de novembro, 2024
spot_img

Quarta-feira de Cinzas marca o início da preparação para a Semana Santa

CNBB lança Campanha da Fraternidade de 2024. Este ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e como lema, “Vós sois todos irmãos e irmãs”

A Quarta-feira de Cinzas (14) marca o início do tempo da Quaresma para os católicos – momento de preparação para a Semana Santa – tempo de conversão, recolhimento, silêncio, oração, penitência e caridade. A data, também, marca a abertura da Campanha da Fraternidade 2024, que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social” e lema “vós sois todos irmãos e irmãs”.

Neste ano, a campanha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) completa 60 anos e o tema este ano foi inspirado na Ecíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, em que ele fala da importância da amizade social, aquela que nasce a partir do amor ao próximo e nos incentiva a buscar o melhor da vida, sem exclusões e com fraternidade.

Quarta-feira de Cinzas marca o início da preparação para a Semana Santa
Cartaz da Campanha da Fraternidade 2024 (Foto: Reprodução CNBB)

Ao todo, serão cinco semanas de mobilização terminando, no dia 24 de março – Domingo de Ramos – com a Coleta Nacional da Solidariedade. A ideia, nesse período, é reunir a comunidade em ações e atividades de ajuda ao próximo. Uma rede de solidariedade em busca de uma mudança pessoal e das pessoas ao redor.

O lançamento oficial da campanha será na manhã desta quarta-feira (14), quando será exibido um vídeo com uma mensagem do Papa Francisco.

Mas afinal, o que é a Quarta de Cinzas?

É o primeiro dia da Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa cristã. É celebrada sempre na quarta-feira seguinte pós Carnaval.

Essas cinzas são ‘obtidas’ na queima dos ramos de palmeira abençoados no ‘Domingo de Ramos’ do ano anterior. Segundo a igreja Católica, o uso das cinzas na testa dos fiéis é acompanhada pela frase “Lembra-te que és pó e para o pó voltarás”, que simboliza a mortalidade humana e a necessidade de arrependimento e renovação espiritual durante a Quaresma.

Neste dia, muitos cristãos participam de celebrações religiosas, onde ‘recebem’ na testa uma cruz feita de cinzas, como um sinal de penitência e reflexão sobre a vida, marcando assim o início de um período de introspecção, jejum e abstinência.

A tradição das cinzas remonta à antiga prática de penitência na igreja Católica, simbolizando a morte e a fragilidade da vida humana, bem como a necessidade de arrependimento e renovação espiritual.

Pode comer carne vermelha?

Como a quarta-feira de Cinzas marca o início dos 40 dias de penitência, reflexão e abstinência que antecede a Páscoa, muitos fiéis são encorajados a praticar a abstinência de carne em certos dias da Quaresma, especialmente na Quarta de Cinzas e nas sextas-feiras.

No entanto, as práticas de abstinência podem variar de acordo com as tradições de cada denominação cristã. Algumas delas cristãs, como a igreja Católica, prescrevem a abstinência de carne na Quarta de Cinzas e em todas as sextas-feiras da Quaresma, como um ato de penitência e solidariedade com o sofrimento de Cristo.

Portanto, muitos católicos optam por não comer carne na Quarta-feira de Cinzas e nas sextas-feiras da Quaresma, substituindo-a por outras opções alimentares, como peixe ou alimentos vegetarianos.

O dia é feriado?

A Quarta-feira de Cinzas não é considerada um feriado nacional no país. No entanto, em algumas cidades ou estados, pode haver expedientes diferenciados em repartições públicas, escolas e empresas devido à tradição religiosa predominante.

Em Campo Grande, por exemplo, a prefeitura estabeleceu ponto facultativo na Quarta-feira de Cinzas.

Fale com a Redação