22.8 C
Campo Grande
terça-feira, 25 de fevereiro, 2025
spot_img

Quase dois contribuintes de MS vão receber lote residual do IR nesta semana

Lote vai injetar R$ 4,7 milhões na economia do Estado

Na próxima sexta-feira (28), a Receita Federal realizará o pagamento do lote residual do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF) para 1.941 contribuintes em Mato Grosso do Sul. O montante total a ser injetado na economia do estado é de R$ 4.781.394,06.

O pagamento será efetuado na conta bancária informada pelo contribuinte na Declaração do Imposto de Renda, podendo ser creditado diretamente ou via chave PIX. Esse lote residual contempla contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram suas pendências junto ao Fisco.

A Receita Federal libera cinco lotes regulares de restituição anualmente. Quando um contribuinte não recebe a restituição dentro desse prazo devido a inconsistências na declaração, ele passa a compor o lote residual, que é pago após a correção das informações.

Consulta e retificação

Os contribuintes podem consultar se foram contemplados no lote residual acessando o site da Receita Federal ( Receita Federal) e clicando na opção “Meu Imposto de Renda” > “Consultar a Restituição”. A página também fornece informações detalhadas sobre a situação da declaração por meio do extrato de processamento, disponível no e-CAC.

Caso identifique pendências na declaração, o contribuinte pode realizar a retificação, corrigindo eventuais erros e garantindo sua regularização para próximos lotes.

Aplicativo para consultas

A Receita Federal também disponibiliza um aplicativo para tablets e smartphones, permitindo consultas rápidas sobre a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral do CPF do contribuinte.

Pagamento e reagendamento

O órgão reforça que os pagamentos são realizados exclusivamente em conta bancária de titularidade do contribuinte. Caso haja erro nos dados informados ou problema na conta de destino, o pagamento é bloqueado por segurança.

Para evitar prejuízos, a Receita Federal permite o reagendamento do pagamento por meio do Banco do Brasil (BB), dentro do prazo de um ano da primeira tentativa de crédito. O contribuinte pode corrigir os dados bancários e solicitar o reagendamento acessando o Portal BB ou ligando para os telefones:

  • 4004-0001 (capitais);
  • 0800-729-0001 (demais localidades);
  • 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

O reagendamento exige que o contribuinte informe o valor da restituição e o número do recibo da declaração.

Caso o contribuinte não resgate o valor dentro de um ano, ele deverá solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, acessando “Declarações e Demonstrativos” > “Meu Imposto de Renda” > “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Com essas medidas, a Receita Federal busca garantir a transparência e eficiência no pagamento das restituições do IRPF, assegurando que os valores cheguem corretamente aos contribuintes.

Fale com a Redação