Fenômeno pode deixar as temperaturas até 7ºC acima da média em março
O Brasil mal está vivenciando a quarta onda de calor do ano e já deve se preparar para a próxima. Segundo a Climatempo, uma nova massa de ar quente deve se estabelecer a partir do dia 28 de fevereiro e se estender até pelo menos o dia 6 de março, período que compreende o feriado de Carnaval.
Mato Grosso do Sul será uma das regiões mais afetadas pelo fenômeno, com temperaturas entre 5°C e 7°C acima da média climatológica de março. Além de MS, a onda de calor terá forte impacto em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás.
“Esse novo episódio de calor extremo será causado pela atuação de um sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera, o que intensifica a circulação do ar de cima para baixo, inibindo a formação de nuvens e favorecendo o aumento das temperaturas de maneira mais expressiva”, explica o meteorologista Guilherme Borges.

Março quente
O início de março com altas temperaturas reflete um pouco como deve ficar o tempo ao longo do último mês do verão.
Segundo a Climatempo, março deve ser quente em boa parte do Brasil, com marcas acima da média principalmente no centro-leste do país e também na região amazônica.
Os meteorologistas também destacam que o La Niña deve se desconfigurar ao longo do mês de março, com o retorno para uma fase de neutra.
O fenômeno tem consequências importantes para o clima no país, como a facilitação da entrada de massas de ar frio e a influência no regime de chuvas. Mas as águas aquecidas dos oceanos de forma geral têm amenizado os efeitos do La Niña, que é considerado de baixa intensidade.
Uma nova massa de ar quente que ganha força entre o norte da Argentina e o Uruguai deve influenciar as altas temperaturas Centro-Sul, especialmente na primeira quinzena do mês.