A operação teve primeira fase no último dia 9 de janeiro e está prevista se estender até o mês de março
Na noite de sábado (25) e madrugada deste domingo (26), o 1º Batalhão de Polícia Militar deu início à segunda fase da “Operação Guardião”, uma ação estratégica voltada para o reforço da segurança e combate aos furtos e roubos na área central de Campo Grande, e ainda, coibir aglomerações, garantindo a ordem pública e a tranquilidade da população.
Com o apoio do Batalhão de Choque e da Polícia Militar de Trânsito, os policiais realizaram ações de fiscalização em diversas vias da região central da cidade, com destaque para a fiscalização da Lei Seca. As equipes realizaram abordagens na Avenida 14 de Julho, com a Rua Antônio Maria Coelho, e, posteriormente, na Avenida Afonso Pena, entre as ruas José Antônio e Padre João Cripa.
O balanço da operação no trânsito foi expressivo, com um total de 456 veículos e 456 pessoas abordados. Além disso, foram lavrados 127 autos de infração de trânsito, com 45 autuações por recusa ao teste de alcoolemia e 13 por dirigir sem CNH. Uma pessoa foi autuada por dirigir sob efeito de álcool administrativamente, e 15 veículos foram removidos, sendo 9 motocicletas e 6 automóveis.
De acordo com o comando do 1º Batalhão da PM, a operação está prevista para se estender até o mês de março de 2025.
Primeira fase
A operação Guardião teve inicio no último dia 9 de janeiro, onde contou com uso de helicóptero da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA). Como resultado, 167 pessoas foram abordagens na região central, sendo 4 conduzidas à delegacia, entre eles um fugitivo. Entre os crimes, pelos quais os indivíduos foram presos, estão: roubo na forma tentada; injúria e lesão corporal; apoio reforço ao poder judiciário; e lesão corporal.