Durante a sessão plenária de hoje, o deputado Renato Câmara apresentou duas indicações importantes que reforçam demandas urgentes de infraestrutura em Mato Grosso do Sul. As solicitações foram encaminhadas ao Excelentíssimo Governador do Estado, Eduardo Riedel, ao Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara, e ao Diretor-Presidente da AGESUL, Mauro Azambuja Rondon. Confira os detalhes:
Construção de Ponte de Concreto sobre o Ribeirão das Botas
O deputado Renato Câmara solicitou, em caráter de urgência, a construção de uma ponte de concreto sobre o Ribeirão das Botas, localizado no acesso à BR-262, na saída para o município de Três Lagoas, a 30 km de Campo Grande. Trata-se de um pleito encaminhado pela Associação Comunitária de Mulheres do Assentamento Estrela, representada por sua presidente, Luzia Pereira. Atualmente, cerca de 800 famílias dependem exclusivamente dessa ponte para entrada e saída do assentamento, bem como das fazendas e colônias produtoras da região. Contudo, a estrutura existente encontra-se em péssimas condições, apresentando sérios riscos à segurança dos usuários.
A precariedade da ponte impacta diretamente o transporte escolar, colocando em risco 250 crianças que utilizam o trajeto diariamente para acessar as escolas da região. Além disso, prejudica a logística de produção agropecuária, comprometendo o escoamento de cargas de gado bovino, soja e eucalipto para frigoríficos e indústrias locais, o que afeta a economia regional. A fragilidade da ponte também limita o desenvolvimento turístico e econômico, dificultando o acesso e a circulação de pessoas e mercadorias na região.
Manutenção da Cabeceira da Ponte sobre o Córrego Viga
A segunda indicação apresentada pelo deputado Renato Câmara refere-se à manutenção da cabeceira da ponte sobre o Córrego Viga, localizada no município de Ribas do Rio Pardo. Trata-se de um pleito encaminhado pelos moradores e produtores rurais da região, que solicitam, em caráter de urgência, a intervençãona estrutura. Embora a ponte tenha sido recentemente construída, uma grave erosão está comprometendo sua estrutura, causando danos significativos à cabeceira e afetando outras partes da ponte. A manutenção é necessária para garantir a segurança dos usuários e preservar a funcionalidade da infraestrutura.