33.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 16 de janeiro, 2025
spot_img

Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgarão, nesta segunda-feira (13), os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Os participantes das provas realizadas nos dias 3 e 10 de novembro podem acessar as notas na página do participante.

Uma coletiva de imprensa, marcada para as 10h na sede do MEC, em Brasília, apresentará os dados e um recorte específico sobre o programa Pé-de-Meia, uma iniciativa voltada para combater a evasão escolar.

O Enem deste ano contou com a participação de mais de 6 milhões de estudantes, com 3,15 milhões de participantes no primeiro dia de provas, em 3 de novembro, e 2,98 milhões no segundo dia, em 10 de novembro. A taxa de abstenção foi de 30,6%, a menor desde 2022, quando 31% dos inscritos não compareceram.

Programa Pé-de-Meia: apoio para evitar a evasão escolar

Além da divulgação dos resultados do Enem, o governo também destacará o programa Pé-de-Meia, criado para ajudar estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a permanecerem na escola e evitar a evasão. A iniciativa oferece uma espécie de “poupança” que pode render até R$ 9,2 mil, dependendo do cumprimento de requisitos pelos alunos. O programa beneficiou 3,9 milhões de estudantes, com um investimento total de R$ 12,5 bilhões.

O que fazer após a divulgação do resultado

Após a publicação do resultado, os participantes devem ficar atentos aos diversos processos seletivos que utilizam o desempenho do Enem como critério de seleção para ingresso no ensino superior.

Sisu: ingresso em universidades públicas

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o principal meio de ingresso em instituições públicas de ensino superior, selecionando os candidatos com base na média das notas do Enem. Para concorrer, é necessário ter cursado o Ensino Médio em escolas públicas. Embora as datas de abertura ainda não tenham sido divulgadas, o processo seletivo costuma ocorrer no final de janeiro, após a divulgação dos resultados do Enem.

Fies: financiamento estudantil

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) também exige o Enem como um dos critérios de seleção. O programa oferece empréstimos para estudantes que não podem arcar com o valor total das mensalidades. As inscrições ainda não foram abertas, mas os candidatos devem ficar atentos ao edital disponível no site do MEC.

Prouni: bolsas de estudo em universidades privadas

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo integrais ou parciais em universidades privadas para estudantes que realizaram o Enem. Podem se inscrever alunos que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas ou que foram bolsistas em escolas privadas. As inscrições ocorrem duas vezes ao ano, no início de cada semestre letivo.

Estudar no exterior com a nota do Enem

Além das oportunidades dentro do Brasil, estudantes que desejam estudar no exterior podem utilizar os resultados do Enem para ingressar em universidades em Portugal. Cada instituição define suas próprias regras e critérios de uso da nota do exame.

A divulgação dos resultados do Enem é um momento aguardado por milhões de estudantes, que agora terão a chance de seguir suas trajetórias acadêmicas e profissionais, seja em universidades brasileiras ou no exterior.

Fale com a Redação