Encontro foi marcado para os dias 6 e 7 do mês de julho
O Rio de Janeiro foi oficialmente confirmado como sede da Cúpula dos Líderes do Brics em 2025. O evento ocorrerá nos dias 6 e 7 de julho e reunirá chefes de Estado, ministros e representantes de governos locais dos países-membros do grupo. O anúncio foi feito neste sábado (15), após reunião entre o prefeito Eduardo Paes, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e representantes do governo federal, no Palácio da Cidade, em Botafogo.
A decisão de realizar a cúpula na capital fluminense reforça a cidade como um polo estratégico para eventos internacionais. Em janeiro deste ano, o Brasil assumiu a presidência rotativa do Brics, grupo de cooperação internacional formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã.
A cúpula ocorrerá apenas um ano após a realização da Cúpula do G20 na cidade, consolidando ainda mais o Rio de Janeiro como um centro de diplomacia internacional. Segundo a prefeitura, o evento contribuirá para o fortalecimento das relações internacionais, promovendo intercâmbios culturais, comerciais e turísticos entre os países-membros do Brics e o restante do mundo.
O prefeito Eduardo Paes comemorou a escolha em suas redes sociais, publicando um vídeo ao lado do chanceler Mauro Vieira. “A gente se sente muito orgulhoso de representar todos os brasileiros com as belezas da nossa cidade, com seus desafios, ninguém é ingênuo, inocente aqui. Mas é uma cidade muito especial, que a gente tem muito orgulho. Rio mais uma vez capital do mundo, com G20 no ano passado, agora Brics e quem sabe eu não consigo a assinatura do decreto presidencial de Rio capital honorária do Brasil”, disse Paes.
O chanceler Mauro Vieira destacou a importância do evento para o cenário internacional. “Receberemos os chefes de Estado dos 20 países que integram o Brics nas categorias de membros plenos e parceiros em que vamos tomar decisões importantes para o desenvolvimento desses países, para a cooperação e para a melhoria das condições de vida dos habitantes desses países. Mais uma vez o Rio de Janeiro será palco de uma importantíssima reunião internacional”, afirmou.
Para organizar as atividades relacionadas ao evento, a prefeitura criou o Comitê Rio Brics, que será responsável pela elaboração do “Calendário Brics Rio”, reunindo iniciativas e atividades até o final de 2025. O comitê também participará de fóruns e comissões organizados por diversas esferas do governo e da sociedade civil, abordando temas de interesse do grupo.