O trânsito na Rua 13 de Maio, no trecho compreendido entre os cruzamentos com a Avenida Mato Grosso e a Rua Maracaju, no centro, está interditdo desde a segunda-feira (16). O local vai receber uma nova capa asfáltica, para isso, está sendo removido o pavimento atual. De acordo com a Prefeitura Municipal, na sequência serão feitos os remendos e o reperfilamento (nivelamento da pista) para somente então ter início o recapeamento, previsto para a próxima semana.
Por conta da obra, o trânsito vai ficar interditado na 13 de Maio, a partir da Avenida Mato Grosso até a Rua Maracaju, e também na Rua Antônio Maria Coelho, entre as ruas 14 de Julho e a Rui Barbosa. Os ônibus que vêm pela 13 estão entrando na Mato Grosso, seguindo até a Avenida Calógeras, sobindo a Marechal Rondon e voltando a 13 de Maio.
A revitalização da 13 de Maio se estenderá por 2,3 km, desde a Rua Júlio Dittmar, no Bairro São Francisco, até a Avenida Fernando Correa da Costa. A obras fazem parte do projeto Reviva Mais Campo Grande, que está revitalizando o centro da cidade e construíndo corredores de ônibu que irão dar mais agilidade ao transporte público.
Drenagem já está pronta
Praticamente toda o drenagem já está pronta. Foram implantados 1.703 metros de tubulação que vai eliminar os pontos de alagamento na região próxima ao Centro de Especialidades Médicas (CEM). Na quadra onde está localizada à Santa Casa foram feitos 534 metros de drenagem.
A tubulação sobe a Rua General Mello (a partir da 14 de Julho) e entra na 13 de Maio, onde foram feitos dois ramais. Um vai até perto da Avenida Mato Grosso se interligando com a tubulação já existente e que termina no Córrego Segredo. Outro ramal se estende em sentido oposto até a Rua Pernambuco.
Outra frente de drenagem, com 313 metros, começa na altura da Travessa Camões e vai até a outra esquina, com a Rua Pernambuco. Esta tubulação se interliga com o trecho mais longo da rede de drenagem implantada na 13 de Maio. São 856 metros que descem pela Travessa Mário Pinto Peixoto, atravessa a esplanada ferroviária, passa pelas Ruas dos Ferroviários, Santos Dumont, chegando ao Córrego Segredo às margens da Avenida Ernesto Geisel.
Segundo o engenheiro da Sisep, Rodolfo Quevedo, em toda a área de intervenção no microcentro, além de 31,2 quilômetros de recapeamento, estão projetados 9,2 km de drenagem, investimento que fica enterrado sob o asfalto, mas é fundamental porque elimina problemas pontuais de alagamento, além de garantir maior durabilidade ao pavimento porque haverá menos água da chuva escoando sobre o asfalto.