26/06/2015 12h00
Saiba como eliminar o álcool do organismo e curar a ressaca
GNT
E um bom começo é saber, desde já, como eliminar o excesso de álcool do organismo e se recuperar de uma ressaca daquelas, apenas com uma boa alimentação.
“Independentemente da dose, o álcool é uma substância tóxica para o nosso organismo, principalmente para o cérebro e para o fígado”, aponta ela.
Bela explica que o álcool também inibe a absorção de muitos nutrientes e irrita a mucosa do estômago e do intestino, tornando as pessoas mais propícias à úlcera e gastrite.
O cansaço provocado pelo excesso de bebida alcóolica também tem explicação. “Quando ingerimos álcool, o glicogênio é transformado em glicose e logo depois eliminado pela urina (ou seja, perde-se a energia produzida por essas substâncias). Por isso é comum a sensação de cansaço pela manhã (sintomas de hipoglicemia)”, diz.
Quando o corpo detecta a presença do álcool, ela acrescenta, produz acetaldeído, que é o produto tóxico resultante da primeira fase do metabolismo da bebida. “O organismo, então, produz glutationa (molécula antioxidante usada para impulsionar as funções do fígado) para combater essa intoxicação, mas não dá conta. Por isso, o corpo sofre com os efeitos do álcool e vem a ressaca”, esclarece.
Conheça alguns alimentos que ajudam a curar a ressaca e entenda por quê
No programa, a nutricionista usa alguns ingredientes essenciais para curar os efeitos causados pelo excesso da bebida alcoólica. O missô, o ovo, o agrião e a bardana (vegetal com propriedades parecidas com as do inhame) são alguns deles.
“O missoshiro, feito a partir do missô (pasta fermentada de soja), alcaliniza, hidrata e revitaliza o organismo ajudando muito no processo de recuperação”, explica. Segunda Bela Gil, estudos americanos apontaram que uma tigela de missoshiro é o suficiente para ajudar o fígado a processar o álcool.
“Ele desintoxica e contém vitaminas B2 e E e enzimas que também ajudam na digestão. Missoshiro ao vôngole (tipo de fruto do mar) é o melhor remédio para a ressaca”, exclama.