25.8 C
Campo Grande
domingo, 17 de novembro, 2024
spot_img

Samsung capricha no design e volta ao posto de rival número 1 do iPhone

03/03/2015 15h00

Samsung capricha no design e volta ao posto de rival número 1 do iPhone

R7

O lançamento dos modelos Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge mandam uma mensagem da Samsung ao mercado de smartphones: ainda há espaço para a inovação. Uma das frases mais marcantes do presidente e CEO da Samsung, Jong-Kyun Shin, deu o tom de todo o evento que aconteceu na noite deste domingo (1), em Barcelona, antecedendo a feira de tecnologia Mobile World Congress (MWC) de 2015.

— Estamos lançando o smartphone mais bonito da história da Samsung e o mais avançado do mundo.

A julgar pelas impressões iniciais, o senhor Shin tem razão em dizer que os aparelhos impressionam visualmente e, os consumidores irão julgar se eles são tão poderosos quanto parecem. Enquanto isso, fique por dentro dos recursos mais interessantes dos novos notáveis da Samsung.

Design

A Samsung apostou em um novo design para os seus novos Galaxy S6 e S6 Edge. A gigante sul-coreana faz questão de mostrar sua preocupação em alinhar “design com funcionalidade” e, ao mesmo tempo, de fugir do design estabelecido pelos modelos anteriores. As mudanças são uma resposta clara para os críticos do S5 e sua traseira de plástico: além dos matériais premium – vidro e alumínio – os executivos da companhia fizeram questão de ressaltar que o Galaxy S6 tem que ser “algo que seus amigos vão achar muito legal”.

Duas versões

Ao contrário da Apple, a Samsung traz ao mercado dois smartphones com telas do mesmo tamanho: um display de 5,1 polegadas Quad HD de Super AMOLED, com densidade de 551 pixels por polegada. A diferença básica dos modelos padrão e Edge está nas bordas curvas do segundo aparelho. Além do formato, o Edge também conta com funcionalidades integradas ao seu formato, como opções de contatos favoritos na borda, por exemplo. Os dois modelos são bastante finos 6.8 mm do S6 padrão contra 7.0 do Edge.

Poder de processamento

A companhia sul-coreana fez questão de mostrar poder de fogo aliado ao novo design dos aparelho. Portanto, os modelos contam com um processador de oito núcleos Samsung Exynos (na versão internacional), isso significa que os Galaxys terão desempenho até 20% melhor do que a vista nos modelos anteriores da companhia. Além de uma economia de energia de até 35%, segundo a Samsung. O smartphone é baseado no Android Lollipop, apesar das personalizações pesadas da companhia.

Memória e armazenamento

O celular também conta com 3 GB de memória RAM e versões com 32, 64 ou 128 GB de armazenamento interno. Além do processador, o celular apresenta o novo sistema de memória LPDDR4 e memória flash UFS 2.0, que prometem mais velocidade para o acesso aos dados. Tudo para evitar qualquer engasgada do sistema.

Bateria

E por falar em energia, a bateria dos novos Galaxys também conta com uma mudança importante. Ao contrário de suas versões anteriores, os modelos de 2015 não terão baterias removíveis. De acordo com a Samsung, a empresa só tomou essa decisão depois de chegar a um modelo de bateria mais eficiente. O smartphone promete carregar 4 horas de uso normal em apenas 10 minutos, além de suportar os padrões Qi e PMA de carregamento sem fio.

Câmeras

Os celulares também contam com câmeras melhores. Após as críticas, a Samsung desenvolveu uma câmera mais rápida (pronta para tirar fotos em 0.7 segundo) e com recursos como um atalho no botão home e foco automático em objetos em movimento. O sensor principal da câmera tem 20 MP enquanto a câmera frontal conta com 5 MP. A câmera frontal, inclusive, permite fotos com mais brilho em ambientes de pouca. Luz e têm estabilização ótica das imagens.

Pagamentos

A Samsung também está trazendo ao seu smartphone um sistema de pagamento via NFC. O Samsung Pay deve funcionar tanto com NFC quanto em máquinas que usam MFT, um tipo de máquina de cartão de crédito e débito que usamos todos os dias. Isso significa uma abrangência maior para o sistema da sul-coreana, afirmam os executivos da companhia.

O rival do iPhone

Durante o evento, os executivos da Samsung se revesaram nas cutucadas ao iPhone da Apple. Citações dos casos de smartphones entortando, ao modelo de pagamento e até um a comparação de um vídeo gravado com uma câmera do iPhone 6 Plus de noite contra uma outra gravação (obviamente melhor) feita com a câmera do Glaxy S6 Edge foram momentos que chamaram atenção do público. É, Tim Cook, parece que a sua inimiga número 1 veio com tudo.

Cores exclusivas

Ambos os modelos estaram disponíveis nas cores preto, branco e dourado. O Galaxy S6 ganhou uma versão exclusiva na cor azul e o Galaxy S6 Edge terá uma versão também especial na cor verde escura.

Data de lançamento

Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge estarão nas prateleiras no dia 10 de abril, mas a Samsung ainda não informou a lista de países que terão os celulares em primeira mão. Ainda não há uma data confirmada para o lançamento dos modelos no Brasil.

Bônus: nada é perfeito

Apesar da estética e funcionalidades interessantes, fica a dúvida se o lançamento de dois celulares tão parecidos era realmente necessário. Além disso, apesar da aparente “enxugada” em recursos desnecessários, a interface TouchWiz ainda tem suas ressalvas e, a princípio, parece até mesmo um pouco datada. E você, o que achou do lançamento? Comente!

Design é um dos principais destaques do lançamento da Samsung na MWC 2015
Reprodução/Samsung

Comparação lado a lado dos dois modelos
R7/Tiago Alcantara

Empresa sul-coreana fez uma comparação direta com o seu principal rival, o iPhone 6 e iPhone 6 Plus
Reprodução/YouTube

Cada modelo tem a sua cor exclusiva
R7/Tiago Alcantara

Fale com a Redação