A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) anunciou que investiu mais de R$ 18 milhões em obras de saneamento no município de Itaporã nos últimos quatro anos. O montante foi aplicado na ampliação do sistema de esgotamento sanitário, incluindo a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), além da manutenção do serviço de abastecimento de água potável.
Nesta terça-feira (25), o diretor Comercial e de Operação da Sanesul, Madson Valente, representando o diretor-presidente Renato Marcílio, participou de uma sessão na Câmara de Vereadores para esclarecer os investimentos e os planos da empresa para a cidade.
“Nos últimos quatro anos, investimos mais de R$ 18 milhões em saneamento em Itaporã. A construção da Estação de Tratamento de Esgoto permitirá ao município sair dos atuais 31% de cobertura para um patamar de 90% ao longo dos próximos um ano e meio a dois anos”, destacou Valente.
Ele ressaltou que a ampliação do esgotamento sanitário visa atender à meta estabelecida pelo novo marco regulatório do saneamento, que determina que todos os municípios brasileiros alcancem 90% de cobertura de esgoto e 99% de cobertura de água tratada. “A Sanesul já cumpre a meta de abastecimento de água há muito tempo. O desafio agora é a universalização do esgotamento sanitário, e o Governo do Estado trabalha para que Mato Grosso do Sul seja o primeiro estado do país a cumprir integralmente essa meta até 2031”, afirmou.
Projeto piloto para garantir abastecimento
Durante sua participação na Câmara, Madson Valente também apresentou o projeto piloto ‘Reservar para não Faltar’, que será implantado em Itaporã com o objetivo de reduzir os impactos de eventuais interrupções no fornecimento de água. Segundo ele, aproximadamente 33% dos imóveis da cidade não possuem caixa d’água, e dentro desse percentual, 4% das famílias vivem em situação de alta vulnerabilidade social.
O projeto permitirá que os beneficiários adquiram um reservatório de 500 litros e, posteriormente, recebam o valor investido como crédito nas contas de água. A iniciativa segue as normas técnicas do setor e faz parte dos esforços da Sanesul para garantir um abastecimento eficiente, especialmente para as famílias em situação de vulnerabilidade.
Qualidade dos serviços e investimentos futuros
Além de apresentar os investimentos e novos projetos, Valente respondeu a questionamentos dos vereadores sobre a qualidade da água fornecida, a taxa de esgoto e outros serviços sob responsabilidade da estatal. Ele reforçou que a Sanesul continua investindo na modernização e ampliação da infraestrutura para cumprir as metas de universalização do saneamento.
A Sanesul detém a concessão dos serviços públicos de fornecimento de água tratada e esgotamento sanitário em 68 municípios de Mato Grosso do Sul e segue avançando para garantir mais qualidade de vida para a população.